Paim diz esperar que prefeitos honrem suas dívidas com a Previdência



Em pronunciamento nesta terça-feira (17), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse esperar que os prefeitos, que obtiveram do governo o direito de repactuarem suas dívidas com a Previdência Social por até 20 anos, honrem seus compromissos financeiros. O benefício em favor dos municípios está previsto na Medida Provisória 457/08, editada pelo governo federal por ocasião do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado na semana passada, em Brasília.

- Fico apreensivo. Espero que todos os que parcelarem suas dívidas paguem corretamente a Previdência, para não prejudicar os verdadeiros donos dos recursos - disse.

Paulo Paim louvou a iniciativa da realização do encontro com os recém-empossados e manifestou apoio especial ao aporte anunciado de R$ 980 milhões, a serem concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para compra de tratores e caminhões.

- Sempre defendi um Estado voltado para o município, especialmente nas últimas duas décadas, em que os municípios assumiram uma responsabilidade maior em relação às questões sociais - disse.

Participação

A esse respeito, o senador lembrou que apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 23/05) que prevê a regionalização das discussões voltadas à elaboração e à execução das leis do plano plurianual. A idéia, explicou, é instituir o orçamento participativo em nível federal.

- A meu ver, a melhor forma de gestão pública é aquela que inclui a participação popular no processo decisório; que permita melhorias no instituto da representação, dotando esse processo de maior legitimidade e eficácia, com o consequente encurtamento das distâncias entre as preferências e as necessidades públicas e a oferta de bens e serviços pelo Estado - afirmou.

Paim também registrou que já atendeu 405 dos 496 municípios gaúchos com suas emendas individuais, numa ação, em suas palavras, "suprapartidária". Ele destacou o empenho do governo federal na liberação dos recursos, voltados, sobretudo, às causas sociais.

Em aparte, o senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou o governo pela realização do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas.

- Eles precisam de recursos. Tem que haver uma reforma que beneficie o trabalho da ponta - disse, em referência aos municípios.

Arns acrescentou que o benefício da repactuação da dívida com a Previdência deveria ser concedido também às entidades do terceiro setor que lidam com saúde e educação.



17/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá alerta prefeitos para chance de repactuação de dívidas com a Previdência

Troca de indexador de dívidas estaduais deve esperar melhora da turbulência internacional, diz Mantega

CCJ aprova projeto que responsabiliza órgão partidário por suas dívidas

PREFEITOS QUEREM RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS MUNICIPAIS

Cai inadimplência e aumenta número de consumidores quitando suas dívidas, diz pesquisa

SENADO AUTORIZA MINAS GERAIS E SÃO PAULO A ROLAREM SUAS DÍVIDAS