Paim e Júlio Redecker organizarão encontro de parlamentares americanos
O 1º vice-presidente, Paulo Paim (PT-RS), encontrou-se com o deputado Júlio Redecker (PPB-RS) nesta tarde (27) no Senado para discutir como será realizado o próximo Encontro Interamericano de Parlamentares. Paim e Redecker são os responsáveis pela organização e logística do evento, que deve reunir 80 parlamentares de diversos países da América em Gramado (RS), entre os dias 24 e 26 de maio.
Segundo o deputado, a reunião entre os representantes do Legislativo de diversas nações americanas terá como primeiro consenso o diálogo. A partir de temas como governança, exclusão, fome, violência, discriminação, transparência e responsabilidade dos governos, os participantes do encontro debaterão formas de se encontrar um caminho comum e de qualidade para os povos do continente, esclareceu Redecker.
Outro ponto importante que será objeto de discussão no evento marcado para maio é a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Na opinião do deputado, discutir essa temática no encontro será fundamental porque a reunião trará ao Brasil os principais protagonistas da Alca, os congressistas estadunidenses. Como quem faz política de comércio exterior nos Estados Unidos é o Congresso, a presença de representantes daquela Casa no Brasil possibilitará o exame de assuntos que envolvem a liberação da agenda comercial entre os países americanos, informou Redecker.
Para Paulo Paim, a discussão de meios para diminuir as barreiras comerciais entre as nações americanas é fundamental para o povo brasileiro, já que um aumento nas exportações permitirá maior geração de empregos no país. Além disso, acrescentou o senador, a troca de experiências entre os legisladores será uma oportunidade de o Brasil avançar no combate à miséria e às discriminações.
O Encontro Interamericano de Parlamentares é uma iniciativa da organização não-governamental (ONG) norte-americana Diálogo Interamericano, que tem como co-presidente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Além do ex-presidente da República, Paim e Redecker, serão convidados para o evento em Gramado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, senador José Sarney e deputado João Paulo, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Henrique Iglesias. Devem estar presentes, ainda, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) e alguns deputados federais.
27/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino relata encontro de parlamentares sul-americanos em Cochabamba
PSDB divulga nota de pesar pela morte de Júlio Redecker
Paim recebe de parlamentares americanos oferta de ajuda para acabar com a desigualdade racial
Parlamentares sul-americanos discutem o Mercosul
Presidente recebe parlamentares latino-americanos
Parlamentares da Comissão do Mercosul debatem com norte-americanos