Saturnino relata encontro de parlamentares sul-americanos em Cochabamba
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) relatou nesta quarta-feira (13) a sua participação como representante brasileiro no encontro de parlamentares sul-americanos que ocorreu no último dia 6 na cidade boliviana de Cochabamba. O encontro antecedeu a reunião de cúpula dos chefes de estado da América Latina, no dia 8.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Saturnino disse que o encontro foi marcado por debates que duraram o dia inteiro e o tema que mais preocupou os parlamentares foi o projeto de integração da América do Sul. O senador assinalou que os debates giraram em torno da orientação política e filosófica desse processo, se este deverá ser apenas comercial e econômico ou se deverá abranger até mesmo a criação de um bloco, nos moldes da União Européia.
Outro aspecto que dominou os debates foi a necessidade de um processo de institucionalização desse projeto de integração. Saturnino disse que foram discutidos detalhes da criação do Parlamento do Mercosul, que foi avaliado como um importante primeiro passo, mas ainda insuficiente. Além disso, também foi debatida a preservação das águas no continente.
- Foi um encontro interessante, que refletiu esse espírito que ressalta a importância da integração sul-americana, que está sendo viabilizada pela eleição democrática de políticos comprometidos com esse projeto de emancipação. Também observei o papel de liderança que o Brasil desfruta, reforçado pelo apoio à ampliação do Mercosul - concluiu.13/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Junior relata encontro que debateu migração de latino-americanos
Paim e Júlio Redecker organizarão encontro de parlamentares americanos
Saturnino crítica imprensa por caracterizar presidentes sul-americanos como populistas
Marco Maciel relata participação em fórum e diz que educação tem avançado em todos os países ibero-americanos
Parlamentares sul-americanos discutem o Mercosul
Presidente recebe parlamentares latino-americanos