Paim lê carta de trabalhadores em defesa de empregos e direitos sociais



O senador Paulo Paim (PT-RS) leu em Plenário, nesta terça-feira (31), carta da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) dirigida a autoridades federais e estaduais, contendo uma série de sugestões para o combate ao desemprego e à crise econômica.

No texto, os trabalhadores elogiam medidas tomadas pelo governo para debelar a crise, tais como a manutenção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o lançamento de programa para a construção de um milhão de casas. Por outro lado, o documento critica a política de juros altos, responsável, de acordo com o texto, pela inibição do crescimento da produção e da geração de empregos.

Entre as propostas apresentadas pelos trabalhadores, estão ainda a redução do superávit primário, a ampliação das verbas do PAC, valorização do salário mínimo, taxação de grandes fortunas, fim do fator previdenciário , ampliação do prazo de validade do seguro-desemprego e reajuste imediato dos preços mínimos oficiais do governo, com especial atenção à uva, feijão, milho, trigo e leite.

Feira Internacional de Couros

Paim registrou ainda a realização, na semana passada, da 33ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). O evento, ocorrido na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, teve a participação de 1.200 expositores e mais de 45 mil compradores.



31/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


“Faremos aqui uma trincheira de resistência”, diz Paim sobre papel da CDH na defesa dos direitos dos trabalhadores

SBPC encaminha carta ao Supremo em defesa das organizações sociais

TRABALHADORES PREOCUPAM-SE COM PERDA DE DIREITOS SOCIAIS

Fátima Cleide recebe carta em defesa dos direitos de jovens indígenas

Raupp ressalta papel da CLT na defesa dos direitos dos trabalhadores

Paim pede atenção aos direitos dos trabalhadores domésticos