Paim manifesta sua confiança na aprovação da chamada PEC paralela



O senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a manifestar sua confiança de que a chamada PEC paralela da reforma da Previdência será aprovada na Câmara nos moldes em que foi votada no Senado. Ele disse que se isso não acontecer, se sentirá traído pelo governo e por seu partido, o PT, uma vez que senadores e deputados empenharam sua palavra, com o aval do Palácio do Planalto, por essa aprovação.

- Depois de muitas idas e vindas, há uma nova luz no fim do túnel. O novo líder do governo na Câmara, deputado professor Luizinho (PT-SP), se reunirá amanhã (terça-feira, 13) com os senadores do governo para conhecer os termos exatos do acordo firmado. Essa reunião será uma porta aberta para a manutenção do acordo fechado, permitindo que deputados e senadores voltem a falar a mesma língua - disse.

Salário mínimo

Paim disse ainda que não é possível aceitar que, no segundo ano do governo Lula, o salário mínimo fique abaixo dos US$ 100. Como o reajuste deverá vigorar a partir do dia 1º de maio, o senador argumentou que ainda há tempo para que o governo envie a proposta ao Congresso, em regime de urgência, permitindo que Câmara e Senado votem o novo valor que deverá beneficiar, direta e indiretamente, 100 milhões de brasileiros.

Ele lembrou ainda projeto de lei de sua autoria que está tramitando no Congresso, concedendo ao salário mínimo o mesmo reajuste dos maiores salários do serviço público proposto pelo governo, que é de 30%. Assim, o mínimo chegaria a R$ 312, a partir de 1º de maio, que, disse o senador, "está longe de ser o desejável, mas representa o possível, nesse momento".

Em aparte, o senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que a aprovação da PEC paralela é indispensável para a manutenção da credibilidade do governo. Também em aparte, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP), a aprovação da PEC paralela representa a única chance para serem salvos alguns dos direitos dos servidores públicos, destruídos com a aprovação da reforma previdenciária, a PEC 67.



12/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim manifesta confiança na aprovação da "PEC paralela"

Relator das PPPs manifesta confiança na aprovação do projeto ainda este ano

Paim: aprovação da PEC paralela é mérito de todos os senadores

Paim prepara marcha à Câmara por aprovação da PEC paralela

Paim defende aprovação da PEC paralela na segunda-feira

Paim homenageia Gandhi e cobra do governo aprovação da PEC paralela