Sibá pede aprovação da PEC que expropria terras onde há trabalho escravo



O senador Sibá Machado (PT-AC) fez um apelo, nesta quarta-feira (4), para que a Câmara dos Deputados aprove o mais rápido possível a proposta de emenda à Constituição (PEC 438/01) que permite a expropriação das terras onde se descobrir a exploração de trabalho escravo. Essa matéria já foi aprovada no Senado e atualmente tramita naquela Casa.

- Não é admissível que, em pleno século 21, essa prática perdure em nosso país - declarou ele.

Sibá também ressaltou que o Grupo de Fiscalização Móvel - vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego - teria libertado, entre 1995 e março deste ano, mais de 21 mil pessoas submetidas a trabalho escravo.

- O trabalho desse grupo é importantíssimo para a Região Norte, onde são registrados muitos casos desse tipo - afirmou o parlamentar, acrescentando que "essa chaga social não é um problema exclusivo da região amazônica".

O senador defendeu o aporte de mais recursos para o Grupo de Fiscalização Móvel, visando à continuidade e à ampliação de suas atividades. Ele lembrou que esse grupo conta com o apoio de órgãos como a Polícia Federal, e que já recebeu vários elogios da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Sibá informou ainda que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre auditoria realizada no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal. Segundo ele, o relatório apontou diversas melhorias no cadastro.



04/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita defende PEC que expropria terras onde há trabalho escravo

José Nery volta a defender lei que expropria terras onde há trabalho escravo

Organizações sociais cobram aprovação de PEC que desapropria terras onde há trabalho escravo

José Nery cobra aprovação de PEC que expropria terras onde for constatada mão-de-obra escrava

José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo

Confisco de terras onde há trabalho escravo, o destaque da semana