Paim promete manobra regimental para forçar votação de projeto dos aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou nesta terça-feira (12) que, a partir de 7 de outubro, os senadores membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas pedirão votação nominal em todas as matérias que tramitam no Senado como estratégia para forçar a votação, na Câmara dos Deputados, de dois projetos que interessam aos aposentados.

A votação nominal, mais demorada, pode ser substituída pelo voto dos líderes partidários quando toda a bancada tem a mesma posição sobre determinada matéria. A exigência da votação nominal tem sido usada pelos partidos como forma de pressão com vistas a negociações sobre determinadas matérias.

A decisão da frente parlamentar, informou o senador, foi tomada pela manhã, às 11h30, em reunião realizada na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Ali ficou decidido também que, se o movimento não alcançar os resultados esperados, os parlamentares iniciarão, ainda este ano, uma vigília programada, além de organizarem uma caminhada até o Palácio para cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que assegure a votação e a sanção dos projetos.

Paim referiu-se ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/07, que estende para todas as aposentadorias e pensões o mesmo percentual de reajuste dado ao salário mínimo, e ao PLS 296/03, que extingue o fator previdenciário do cálculo das aposentadorias.

- É importante lembrar que essas propostas beneficiam cerca de 30 milhões de aposentados em todo o país. Portanto, cobre do seu deputado a aprovação desses projetos - disse Paim, conclamando os beneficiários da Previdência.

Segundo o parlamentar petista, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) propôs aos parlamentares que se dirigissem a todas as entidades de aposentados e pensionistas incentivando a deflagração de uma campanha nacional por meio de mensagens eletrônicas, cartas e telegramas endereçados ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), pressionando-o a colocar as duas matérias em votação. 

Vale-hospedagem

Paulo Paim chamou ainda a atenção para outro projeto, a seu ver de grande importância, que tramita na Câmara. Relatado por ele, Paim, e de autoria do ex-senador Leonel Pavan (PSDB-SC), o PLS 488/2003 institui o vale-hospedagem, que o empregador poderá fornecer ao trabalhador para utilização em despesas de hospedagem e alimentação para viagens em períodos de baixa estação.

- Esse projeto tem a simpatia, inclusive, do próprio Ministério do Turismo, pois vai permitir que o trabalhador tenha direito a lazer - explicou Paim. 

Incentivos fiscais

Em seu discurso, o senador referiu-se ainda a dois temas de interesse do Rio Grande do Sul. Um deles é o movimento da indústria de móveis, que conseguiu incluir na Medida Provisória (MP) 428/08 emenda estabelecendo redução de 10% para 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre móveis de metal, plástico, bambu e ratã. A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora será analisada no Senado, onde Paim promete apoiar o incentivo.

E, por fim, o senador gaúcho, abordou a "situação de calamidade" pela qual passam os pescadores do Rio Grande do Sul, principalmente na região da Lagoa do Peixe, em razão da estiagem. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) suspenderam as atividades pesqueiras a pedido dos próprios pescadores.

Em decorrência disso, foi editada a Instrução Normativa do Ibama nº 173 e solicitado o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), para a concessão do seguro-desemprego aos pescadores da Lagoa. Inicialmente, o ministério negou o pedido e o pleito foi mais uma vez encaminhado àquele ministério.

- Faço aqui um apelo ao Ministério do Trabalho para que atenda ao pleito e permita que os pescadores que não podem pescar tenham direito ao seguro-desemprego - reivindicou Paim.



12/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Manobra regimental impede votação da meia-passagem estudantil

Paim promete todo o empenho para garantir os 16,67% de reajuste para aposentados

Mesquita Júnior diz que senadores podem obstruir votações no Senado para forçar aprovação de projetos de aposentados na Câmara

Senadores denunciam suposta manobra na votação de projeto que criminaliza a homofobia

Paim vai procurar Temer para tratar da votação das propostas que beneficiam aposentados e pensionistas

Paim promete empenho na votação do PLS 68/03 e anuncia aos oficiais de Justiça audiência com Sarney