Paim protesta contra tratamento dado a brasileiros retidos na Espanha
Em sessão plenária realizada nesta sexta-feira (7), o senador Paulo Paim (PT-RS) se disse "chocado e revoltado" com as notícias sobre o tratamento dado a brasileiros retidos em aeroportos da Espanha. Ao relatar da tribuna os maus-tratos revelados por brasileiros que regressaram daquele país, o senador pediu mobilização do Congresso e mais firmeza do governo brasileiro.
- É inaceitável! O Itamaraty tem que ser um pouco mais duro. Nossa diplomacia tem que ser um pouco mais afirmativa. Também o Parlamento tem que se posicionar. Eu sei que a Comissão de Relações Exteriores [e Defesa Nacional] está se movimentando, nós também vamos fazer uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos [e Legislação Participativa]. Mas é preciso que o Senado tome uma posição. Já que representamos a Federação, precisamos nos impor e não aceitar, não deixar essa questão apenas nas mãos dos diplomatas - afirmou ele.
Paim se mostrou favorável à diplomacia, ao diálogo e ao entendimento, mas lembrou que, numa boa negociação, é preciso "ser muito firme e defender com muita convicção o que se entende que é o correto".
- Temos que começar a conversar um pouco sobre como o brasileiro é recebido em outros países e como nós recebemos a todos, com flores, com carinho, com muita atenção - frisou Paim.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) também se disse indignado com a situação.
- Diálogo não pode ter aquele significado de omissão - observou Mozarildo.
07/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM protesta contra tratamento dado por autoridades americanas a viajantes brasileiros
Renan protesta contra tratamento da Espanha a brasileiros e sugere o uso do princípio da reciprocidade
Alvaro protesta contra tratamento dado a universidades estaduais
Papaléo protesta contra tratamento discriminatório dado ao Amapá
LOBÃO PROTESTA CONTRA TRATAMENTO DADO À PECUÁRIA MARANHENSE
MARLUCE PROTESTA CONTRA TRATAMENTO DADO PELO GOVERNO À REGIÃO NORTE