Paim quer a revogação de portaria da Receita Federal que aumenta a tributação sobre vinhos nacionais



O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), solicitou ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a revogação de ato declaratório da Receita Federal que aumenta a cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a uva e o vinho nacional, em função de nova classificação das marcas comerciais dos produtos. Segundo ele, o aumento variará de 10% a 700%.

Esse tipo de legislação, disse Paim, além de contrariar os interesses dos produtores de uva e vinhos nacionais, por resultar em aumento nos preços de seus produtos, inflará os índices de inflação, prejudicará o consumidor e, em última análise, agravará o desemprego, o maior problema social que o Brasil enfrenta no momento.

- É aquela terrível espiral perversa de menor consumo, menor atividade econômica, menos produção, menos empregos, menos impostos, menos investimentos. Mais, somente os problemas sociais que acarreta - argumentou.

O senador pelo Rio Grande do Sul afirmou que, além desses problemas, esse aumento de imposto é injusto, uma vez que diminuirá a competitividade dos vinhos brasileiros em relação aos importados e resultará em desestímulo à produção nacional.

Ele lembrou, ainda, que a vitivinicultura é uma das mais importantes atividades do agronegócio brasileiro, estando disseminada por mais de dez estados. Ela tem forte conotação social, por fixar o homem no campo, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o modelo existente na serra gaúcha pode servir de exemplo bem-sucedido de reforma agrária.

Na avaliação de Paim, os pequenos produtores instalados nessa e em outras regiões, cultivando uvas em propriedades de até dois hectares, poderão sofrer graves prejuízos caso o aumento do IPI sobre o vinho provoque realmente um desestímulo à sua produção, com indesejáveis conseqüências, como o êxodo rural.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede revogação de portaria que proíbe desconto em folha de contribuições a sindicatos

AMIR LANDO QUER REVOGAÇÃO DE PORTARIA QUE PROÍBE DESMATAMENTOS

Senado aprova revogação de portaria do Ministério do Trabalho sobre contribuição sindical

Tião Viana pede revogação de portaria da ANS sobre cobertura de planos de saúde

Uergs, pedras preciosas,tributação de vinhos importados na pauta das comissões

Projeto que aumenta tributação sobre bebidas alcoólicas vai à CCJ