Paim quer aprovar projeto sobre organização sindical até quarta-feira



Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre a obrigatoriedade da contribuição sindical, realizada nesta quinta-feira (1º), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, que trata desse assunto e da legalização das centrais sindicais, deverá ser aprovado por acordo de lideranças até quarta-feira (7). O projeto (PLC 88/07) tramita em regime de urgência constitucional e terá deliberação simultânea nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS).

Paulo Paim, relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), disse que a linha de acordo traçada por todas as centrais sindicais e as lideranças partidárias será obedecida no Senado. O parlamentar acrescentou que a vontade manifestada de forma consensual pelas centrais sindicais de manter a contribuição sindical será mantida no relatório no Senado.

Depois de lembrar que iniciou sua militância sindical há mais de 30 anos, Paim criticou a iniciativa do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), que apresentou e teve aprovada emenda ao projeto na Câmara determinando a autorização do trabalhador para o desconto do imposto sindical na folha de pagamento - hoje cobrado compulsoriamente.

Na opinião do senador, o debate sobre a organização sindical dos trabalhadores e o financiamento dessas entidades prosseguirá, mesmo depois de aprovado o projeto, pois a discussão existe desde a origem da organização sindical.

Paim disse que a importância do movimento sindical também se expressa no fato de vários deputados, como o próprio Augusto Carvalho, terem sua origem política em atuação nos sindicatos. Paim citou também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja vida política começou também na militância sindical.

- Talvez também por isso alguns queiram diminuir a capacidade e a influência do movimento sindical no país - disse Paim.



01/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE deve votar nesta quarta-feira projeto sobre contribuição sindical

Riedel quer mudanças na organização sindical e recomposição de salários

Paim quer debate amplo sobre cobrança de contribuição sindical

Convenção da OIT de 1949 sobre organização sindical tem aval da CCJ

Paim quer retomar na quarta-feira vigília por aposentados

Paim quer ser o relator da reforma sindical