Paim quer feriado nacional no dia da morte de Zumbi



Ao registrar que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul declarou inconstitucional a lei aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, transformando em feriado municipal o dia 20 de novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou que apresentou nesta quinta-feira (21) projeto transformando a mesma data em feriado nacional.

A data já é celebrada em todo o país como Dia Nacional da Consciência Negra. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, considerado o mais importante líder do quilombo de Palmares, morreu degolado por não renunciar à luta pela libertação do seu povo. Paim destacou que esse dia já é feriado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pelotas e Bagé, entre outras.

Segundo o senador pelo Rio Grande do Sul, projeto decretando 20 de novembro como feriado nacional foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara dos Deputados. Porém, no Senado, a matéria foi arquivada. Um outro projeto, com o mesmo objetivo, foi aprovado por unanimidade pelo Senado. Mas, quando tramitou na Câmara, os deputados optaram pelo seu arquivamento. A autora das duas propostas foi a mesma: a ex-deputada e ex-senadora Benedita da Silva.

- Talvez essa seja a única lei na história do Brasil que foi aprovada por unanimidade pelas duas Casas e não entrou em vigor. Estou reapresentando o projeto e prestando uma homenagem a Benedita da Silva. Espero que a matéria seja aprovada no mais tardar até o próximo ano, quando teremos, em Brasília, na comemoração dos 310 anos da morte de Zumbi, uma marcha que pretende mobilizar 100 mil negros e brancos - afirmou Paim.



21/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende feriado nacional para Zumbi dos Palmares

Paim lamenta morte de historiador que desvendou história de Zumbi dos Palmares

Paulo Paim destaca coincidência na morte e nos ideais de Zumbi e Celso Furtado

Paim quer transformar 10 de dezembro em feriado internacional

Paim anuncia marcha Zumbi + 10

Zambiasi quer que Dia da Consciência Negra seja feriado nacional