Paulo Paim defende feriado nacional para Zumbi dos Palmares



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (9) que assim como os Estados Unidos transformaram a data da morte de Martin Luther King em feriado nacional, o Brasil deveria tornar também feriado o dia 20 de novembro, dia do martírio e morte de Zumbi dos Palmares. Em defesa do projeto, que aguarda votação no Senado, Paim disse que, nos Estados Unidos, 11% da população é negra, enquanto no Brasil esse percentual chega a 50%.

No mesmo discurso, ele lamentou os dados divulgados pela Unesco, que colocam o Brasil em 72º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, que classificou 177 países e territórios em 2004. Isso indica que, depois de ter avançado nesse ranking no final do século 20, o Brasil praticamente estagnou no começo do século 21.

- Essa questão me deixou muito preocupado. Nós ficamos bem abaixo de países como Argentina, Chile, Cuba e Uruguai. Faço aqui um apelo sobre a importância de investirmos mais em educação. A história da humanidade demonstra: país que deu certo foi aquele em que a educação esteve em primeiro lugar - alertou.

Paim lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se comprometeu a investir na educação, afirmando que não falta dinheiro para isso. Ele disse esperar que o governo do presidente Lula invista efetivamente no ensino público em todos os níveis, acrescentando que só assim o país "não vai mais amargar uma posição triste como essa revelada pela Unesco".



09/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer feriado nacional no dia da morte de Zumbi

Paim comemora aprovação de curso de Direito para a Faculdade Zumbi dos Palmares

Paim lamenta morte de historiador que desvendou história de Zumbi dos Palmares

Paim parabeniza primeira turma de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares

Paim registra primeira formatura de alunos negros da Universidade Zumbi dos Palmares

Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares