Paim quer instituir Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência
Em decisão terminativa, a Comissão de Educação deverá votar até o fim do ano projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, a ser celebrado no dia 21 de setembro. No momento, o projeto aguarda o recebimento de emendas.
Paim argumenta que o dia 21 de setembro é uma data de extrema importância para as entidades da sociedade civil que lutam pelas pessoas portadoras de deficiência. Esta foi a data proposta por Candido Pinto, pernambucano militante do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), para se celebrar o dia nacional de luta dos deficientes.
De acordo com Paim, Candido Pinto afirmava que 21 de setembro anuncia a entrada da primavera, -tempo do desabrochar das flores, marcando o surgimento da esperança de tempos melhores para um segmento fortemente marcado pela discriminação e pela opressão por parte da sociedade-.
Paim lembra ainda recomendação de Candido Pinto para que, no dia 21 de setembro, as pessoas deficientes invadissem as ruas com suas cadeiras de rodas, muletas e bengalas. O militante sugeria, da mesma forma, que os surdos e os portadores de deficiência mental, com seus companheiros e familiares, saíssem às ruas reivindicando seus direitos e mostrando quão inacessíveis são as cidades e seus equipamentos urbanos.
O senador disse em muitas cidades brasileiras já são realizados, o dia 21 de setembro, atos públicos de sensibilização e conscientização da sociedade sobre a necessidade de se reconhecer os direitos das pessoas com deficiência.
17/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim quer assegurar salário mínimo para portador de deficiência carente
Paim celebra Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Paim celebra Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Paim propõe mudança na definição de portador de deficiência
Projeto de Paim cria o Estatuto do Portador de Deficiência
Paim elogia estudo que retrata situação de portador de deficiência