Paim elogia estudo que retrata situação de portador de deficiência



O senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Getúlio Vargas, nesta sexta-feira (17), pelo recém-publicado trabalho Retratos da Deficiência no Brasil, que mostra a realidade das 24,5 milhões de pessoas portadoras de deficiência no país. Segundo o senador, o material será fundamental para o aperfeiçoamento do Estatuto do Portador de Deficiência, que está sendo relatado pelo senador Flávio Arns (PT-PR) e que Paim, autor da proposta, espera seja aprovado rapidamente pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

O levantamento, segundo Paim, contém dados sobre a localização dos portadores de deficiência e lista também os tipos de deficiências, além das doenças decorrentes da idade avançada, como a osteoporose e o Mal de Alzheimer. De acordo com o estudo, informou o senador, os estados da região Norte e Nordeste apresentam o maior número de portadores de deficiência, sendo que lideram esse rol a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Piauí e Pernambuco. Nesses lugares, os portadores ainda apresentam menor índice de instrução escolar. Apenas 2% dos deficientes trabalham e cerca de 30% apresentam incapacidade laboral, indica a pesquisa, que ainda aponta o estado de São Paulo como o que possui menor número de pessoas nessa condição.

Segundo o senador, o estudo é particularmente relevante para ele, um dos autores do Estatuto do Idoso, aprovado no começo do mês pelo Senado e que também trata da saúde do idoso portador de deficiência.




17/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim propõe mudança na definição de portador de deficiência

Projeto de Paim cria o Estatuto do Portador de Deficiência

Paim quer instituir Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência

Paim quer assegurar salário mínimo para portador de deficiência carente

Paim elogia medidas que valorizam negros e portadores de deficiência

Paim elogia lançamento de livro sobre pessoas com deficiência