Paim registra evento em favor dos aposentados
O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou, nesta segunda-feira (23), a reunião de 5 mil aposentados e pensionistas em São Leopoldo (RS), em "ato suprapartidário e intersindical", com o objetivo marcar posição em prol de projetos na área da Previdência Social. Entre os projetos estão o que prevê o fim do fator previdenciário; o que estabelece a recomposição das aposentadorias para que passem a valer o memso número de salários mínimos da época de sua concessão; e o que dá às aposentadorias o mesmo percentual de reajuste aplicado ao salário mínimo.
Durante o evento, organizado pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), comprometeu-se a colocar as matérias em votação logo após conseguir liberar a pauta, travada por medidas provisórias (MPs).
Temer integrou uma delegação de todos os partidos, formada por senadores como Mão Santa (PMDB-PI) e deputados. Paim discursou em nome dos parlamentares para cerca de 40 caravanas do interior do estado, que exigiram a aprovação dos três projetos na Câmara, já que as matérias passaram pelo Senado.
Conforme Paim, a manifestação acabou interrompendo o trânsito na principal rodovia que liga as cidades de São Leopoldo, Esteio, Canoas e Sapucaia a Porto Alegre, provocando um congestionamento de cerca de dez quilômetros.
- Os aposentados pareciam meninos. Atravessaram a via, dizendo palavras de ordem; homens e mulheres de cabelos brancos, de 70, 80, 90 anos exigindo a aprovação dos projetos - narrou o senador.
Aniversários
Paulo Paim também relatou evento político ocorrido no Rio Grande do Sul, neste fim de semana, quando foram comemorados o Dia Internacional da Luta contra o Preconceito, em 21 de março, e os aniversários dele próprio, do ex-senador Abdias do Nascimento e do o cantor César Passarinho.
Abdias do Nascimento, que completou 95 anos, é negro e dedicou sua vida parlamentar à luta em prol da igualdade racial. Passarinho, já falecido, é um ídolo da canção gaúcha de matiz regional e faria 60 anos no dia 21 de março.
Na ocasião, o senador, que está completando 59 anos, pronunciou-se saudando uma platéia formada por líderes políticos e sindicais e representantes de movimentos sociais. O parlamentar homenageou ainda os poetas e compositores e recordou, durante a cerimônia, um pouco de sua história, a partir dos oitos anos de idade, quando, ainda "um menino de calça curta", trabalhava numa fábrica de vasos. Os passos seguintes foram um emprego em feira livre e um curso técnico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).23/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim faz apelo em favor dos aposentados do Aerus
Paim acredita em unanimidade do Senado a favor dos aposentados
Paim defende aprovação de projetos em favor de aposentados
Aposentados se mobilizam pela internet em favor de projetos, diz Paim
Paim e sindicalistas definem calendário de mobilização em favor dos aposentados
Paim destaca apoio de trabalhadores a decisões do Senado em favor de aposentados