Paim registra preocupação de empresários gaúchos com a concorrência chinesa via Mercosul
O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em Plenário nesta segunda-feira (1º) a preocupação dos empresários gaúchos com a concorrência dos produtos importados, especialmente os chineses, comercializados no âmbito do Mercosul.Durante o recesso Paim visitou as cidades de Guaporé e Caxias do Sul, onde ouviu reivindicações de diversos setores.
Ele citou dados das exportações brasileiras que apontam os países do bloco como nossos principais clientes, sendo 23% de nossas exportações destinadas à Argentina, Paraguai e Uruguai, seguido por Chile 15,9% e Estados Unidos, 10,7%, México, 6,6%, África do Sul, 6,2% e Holanda 4,2%. Já as importações, salientou, são dominadas pela China, com 24,7%, seguida pela Itália, 12,8% Estados Unidos, 10,1%, Argentina, 6,2%, Taiwan, 3,6%, Suécia, 3,1% e Chile, 3%.
- Os empresários reivindicam uma concorrência mais equilibrada. Eles estão preocupados com a triangulação representada pelos produtos do Mercosul e aqueles vindos da China - observou o parlamentar, que irá integrar o Parlamento do Mercosul (Parlasul).
Novas varas do trabalho
Paim mencionou também projeto de lei da Câmara (PLC 33/11) que deverá ser apreciado pelo Plenário no início deste mês, que trata da criação de 17 varas do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, no Rio Grande do Sul.
- O Poder Judiciário vem se empenhando em empregar agilidade na prestação jurisdicional. A morosidade só interessa a quem quer favorecer a impunidade - defendeu.
As 12 cidades previstas para receber as novas unidades são: Canoas (duas), Caxias do Sul (duas), Erechim, Esteio, Estrela, Gravataí (duas), Lajeado, Passo Fundo (duas), Rio Grande (duas), Santa Rosa, São Leopoldo e Taquara.
Além das unidades, o projeto prevê a criação de 17 cargos de juiz do Trabalho, 153 cargos efetivos (97 analistas judiciários, 17 analistas judiciários na especialidade de execução de mandados e 39 técnicos judiciários) e 17 cargos em comissão para diretor de secretaria.
Concursos de beleza
Paim destacou a vitória das gaúchas Priscila Machado e Gisele Hübbe, respectivamente, nos concursos de beleza Miss Brasil e Miss Brasil Deficiente Visual. Os concursos foram realizados no dia 23 de julho, em São Paulo e em Natal, Rio Grande do Norte.
- Priscila [Machado] é exemplo de alguém que foi atrás de seus sonhos e foi vitoriosa. Já havia concorrido antes, se aprimorou e atingiu seu objetivo. O próximo passo será o Miss Universo 2011 em São Paulo, no dia 12 de setembro - anunciou.
Quanto a Gisele Hübbe, o senador observou que a gaúcha "conquistou a todos". Ele explicou que o concurso de Miss Brasil Deficiente Visual teve como critérios simpatia, beleza, elegância e charme. Paim exaltou a iniciativa.
01/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim registra preocupação de agricultores gaúchos com o novo Código Florestal
Mauro Miranda registra preocupação dos empresários da construção com a questão habitacional
CPI da Exploração Sexual ouve empresários gaúchos
Empresários manifestam preocupação com projeto que regulamenta estágio
Empresários levam a Zambiasi preocupação com a questão da água no RS
Kalil diz que Mercosul protege empresa nacional da concorrência