Paim registra satisfação em receber Gilberto Gil



O 1 º vice-presidente do Senado no exercício da presidência, Paulo Paim, recebeu nesta terça-feira (20) o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e registrou sua satisfação de recepcionar outro integrante da comunidade negra ocupando um alto posto no país e de com ele conversar sobre as perspectivas da cultura brasileira.

- O ministro me disse que há uma unidade no campo cultural, que as divergências estão sendo resolvidas e que espera apoio do Congresso para as reivindicações do seu ministério. Falamos também sobre este encontro feliz, ele negro e ministro da Cultura e eu como vice-presidente do Senado, mostrando que a comunidade negra avança de forma positiva com a sociedade a cada dia que passa - disse Paim.

Em entrevista concedida logo após, Gil confirmou sua viagem a Angola dentro das prioridades da política externa do novo governo.

- Ainda na reunião de ontem o presidente foi enfático: nossas relações com a África são fundamentais para o Brasil. O ministro Celso Amorim é entusiasta dessa posição e intensificou as relações com a África, e o Ministério da Cultura tem um papel estratégico para isso - esclareceu o ministro.

Gil informou que o Brasil pretende colaborar com a reconstrução de Angola, que sofre as conseqüências de mais de vinte anos de guerra civil.

- Temos ampla agenda com o governo e a sociedade angolana. São muito fortes os laços históricos que Angola tem com o Brasil, na formação do nosso povo e da nossa cultura. O Brasil agora pode contribuir com o soerguimento da sociedade angolana - sustentou Gil.

Ao referir-se à falta de verbas para a sua pasta, o ministro disse que não critica o governo, mas sim aponta um fato -objetivo e claro-: o contingenciamento de 51% das verbas do Ministério da Cultura. -Estamos informando a sociedade e o governo de que, no momento do descontingenciamento, a cultura é uma das áreas mais carentes e necessitadas-, explicou.

Gil disse que está adotando a máxima -em casa de pobre também se vive-, acompanhando a política de austeridade do governo.

- Na reunião com os ministros, o presidente Lula foi claro e enfático em alertar todos a buscar e incentivar parcerias com o setor privado, sensibilizando e envolvendo o setor privado, principalmente para os projetos sociais e culturais - informou.

Outro ponto abordado pelo ministro foi a criação do Sistema Nacional de Museus, visando estabelecer uma política para todos os museus brasileiros, sejam federais, estaduais, municipais, pertencentes a universidades ou à iniciativa privada, no sentido de promover a melhoria da gestão, da capacitação de pessoal, relacionamento com a sociedade, acesso às instalações, divulgação, segurança e defesa dos acervos.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra satisfação com novos investimentos da General Motors

Ideli registra satisfação e entusiasmo com aprovação do Fundeb

Paim expressa satisfação por Tião Viana desmentir críticas

Paim manifesta satisfação com primeira audiência sobre violência

EDISON LOBÃO REGISTRA LANÇAMENTO DE BIOGRAFIA DE GILBERTO AMARAL

Saturnino registra premiação de Gilberto Gil e morte do jornalista Paulo Branco