Paim reúne entidades para debater mudanças na proposta de reforma da Previdência
O senador Paulo Paim (PT-RS), 1º vice-presidente do Senado, defendeu, nesta quarta-feira (7), o aperfeiçoamento da proposta de reforma da Previdência Social encaminhada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional. Diante de uma platéia de cerca de 200 pessoas, Paim disse que é preciso discutir emendas à proposta de reforma constitucional com toda a sociedade. A reunião ocorreu no Senado, com a chamada Frente Parlamentar e de Entidades em Defesa da Previdência Social Pública.
Participam dessa entidade deputados, senadores e representantes de entidades de servidores públicos, de aposentados e de empregados do setor privado. Na reunião, estavam presentes também representantes de trabalhadores nas áreas de educação e Justiça, de delegados de polícia e da Polícia Federal, bem como professores e aposentados do Poder Legislativo.
- Não somos contra a reforma, só entendemos que ela pode ser melhorada por intermédio da negociação - disse Paulo Paim, que coordenou a reunião, realizada na Ala Senador Nilo Coelho, sala 2. Segundo Paim, todos são bem vindos à Frente, e a discussão é natural, já que todas as reformas do governo recebem emendas no Congresso.
Além de Paim, fizeram parte da mesa da reunião a senadora Heloísa Helena (PT-AL); o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), João Rezende Lima; o presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), Domingos Travesso; o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, José Carlos Schultz; e o representante da Associação Nacional dos Fiscais da Previdência (Anfip), Floriano Martins.
Uma das mudanças defendidas por Paim é a isenção de taxação para os aposentados. O Executivo estabeleceu, na proposta de reforma previdenciária enviada ao Congresso, a taxação dos inativos em 11% sobre parcela do salário que exceder o valor de R$ 1058, equivalente ao teto de isenção do Imposto de Renda de Pessoas Físicas.
07/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim entrega proposta de mudanças ao relator da reforma da Previdência na Câmara
Bloco de apoio ao governo reúne-se para debater reforma da Previdência
Magistrados apóiam proposta de Paulo Paim para a reforma da Previdência
Paim apresenta emendas à proposta da reforma da Previdência
Sarney diz que Senado está aberto para debater proposta da Previdência
Sarney reúne Berzoini e senadores para discutir reforma da Previdência