País terá de importar madeira florestal, denuncia Lobão



O senador Edison Lobão (PFL-MA) denunciou que, a partir de 2004, vai faltar madeira de florestas plantadas no Brasil e o país será obrigado a importar madeira de países como o Uruguai e a Argentina. O parlamentar disse ter obtido a informação na página da Aracruz Celulose (maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto) na rede mundial de computadores, a Internet. Para o senador, o governo deve empreender medidas urgentes para sanar o problema.

Lobão lamenta que, mesmo que o governo faça um forte programa de plantios, o ciclo de crescimento de uma árvore, para fins econômicos, exige um tempo para maturação não menor do que sete anos. O senador lembrou que o Uruguai e a Argentina não negligenciaram no passado um inteligente planejamento de política florestal, usufruindo os bons resultados das suas plantações de árvores, apesar das restrições de suas áreas agricultáveis. Esses países estão hoje aptos a exportar madeira para o Brasil, embora a produtividade d país no setor florestal seja dez vezes superior à observada nos países líderes, frisou.

Para o senador, causa espanto que pequenos países europeus exportem e consumam madeira sem qualquer risco de desmatamentos. Nestes países, para cada árvore cortada com fins econômicos, planta-se outra. No Japão, exemplifica o parlamentar, foram plantadas 10 milhões de árvores em 682 mil hectares. Já no Brasil, não se chegou a 5 milhões de árvores plantadas, apesar de possuir enorme território e clima propício, lamentou.

- Parece óbvio que algo precisa ser azeitado na nossa estrutura de planejamento florestal. A começar, segundo as lideranças do setor, pela criação de uma Secretaria de Florestas Plantadas no Ministério da Agricultura, que traçaria e coordenaria a política de toda a cadeia de produção, industrialização e comercialização - afirmou o senador. Lobão ainda defendeu linhas de crédito, fomento florestal nas pequenas e médias propriedades rurais e simplificação da legislação, impedindo a superposição de competências nos níveis federal e estadual.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO ALERTA PARA A DIZIMAÇÃO DA MADEIRA NA AMAZÔNIA

MARINA SILVA DENUNCIA EXTRAÇÃO DE MADEIRA POR PERUANOS

Serviço Florestal Brasileiro libera recursos para produção sustentável de madeira

Projeto que proíbe exportação de madeira terá novos debates na CAE

Serviço Florestal concederá 210 mil hectares no Pará para extração legal de madeira

Lobão aplaude criação do Fundo Florestal de Carajás