Países da América Latina precisam de políticas de recursos hídricos, diz Marisa Serrano
Ao relatar sua participação em evento na Costa Rica, em que foram discutidas a preservação e a gestão de recursos hídricos, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que os países da América Latina precisam ter políticas nacionais para essa área. Ela informou que apenas três países da região têm políticas com esse objetivo: Brasil, México e, agora, Costa Rica.
- É muito pouco, ainda mais se o objetivo é tratar a questão com seriedade - disse ela, ao discursar em Plenário nesta terça-feira (8).
Marisa Serrano informou que a reunião na Costa Rica, em San José, com a participação de países das Américas e do Caribe, discutiu os resultados do 5º Fórum Mundial de Águas, realizado em Istambul, na Turquia, com o objetivo de apontar prioridades e elaborar propostas para o 6º Fórum Mundial de Águas, que acontecerá daqui a três anos, em Marselha, na França.
Durante o evento na Costa Rica, destacou a senadora, foi criado o Fórum das Américas, destinado a tratar do assunto no âmbito da América do Norte, da América Central, da América do Sul e do Caribe. Entre as questões discutidas no Fórum das Américas estavam a das águas transfronteiriças e a dos aquíferos, informou a senadora.
Hidrovias
Outro assunto abordado pela senadora foi o do transporte de cargas, que no Brasil é feito principalmente por meio de rodovias. Ela frisou que isso "aumenta enormemente" os custos de produção, além de ser um meio precário, devido a problemas como a má condição de estradas e a falta de segurança.
- Por que nós não investimos em hidrovias, se temos rios navegáveis? - questionou ela.
Na opinião de Marisa Serrano, o potencial hidroviário do país pode e deve ser utilizado de forma sustentável, ou seja, garantindo-se a preservação do meio ambiente.
08/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marisa Serrano sugere legislação comum no Mercosul para recursos hídricos
Marisa Serrano elogia acordos feitos na América do Sul
Marisa Serrano alerta para ameaças às liberdades democráticas na América do Sul
Marisa Serrano quer políticas públicas adequadas ao crescimento da população idosa
José Nery e Marisa Serrano defendem políticas públicas para primeira infância
Países da América Latina discutem a propriedade intelectual no RJ