Papaléo critica governo federal por situação na agricultura de grãos
Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (5), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) criticou o governo federal - e, mais especificamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - pela situação da agricultura de grãos no país. O parlamentar afirmou que a crise no setor já dura dois anos e que, nesse período, teria causado um prejuízo de R$ 30 bilhões aos agricultores brasileiros.
Entre as causas dessa crise, o senador citou a seca, a queda dos preços dos grãos no mercado internacional, a excessiva valorização do real frente ao dólar e a má qualidade da infra-estrutura (como estradas, ferrovias e portos). A situação, afirmou Papaléo, foi agravada pelo contingenciamento de verbas federais para o setor, "cujo rigor demorou a ser relaxado pelo governo".
- Lula, porém, só acordou para o fato de que há uma crise na agricultura faz pouco mais de uma semana - afirmou o parlamentar, referindo-se à declaração do presidente da República, feita em Mato Grosso, de que é necessário implementar políticas agrícolas que evitem que o setor "seja pego de calças curtas".
Apagão aéreo
Ao comentar outra crise - a do setor aéreo - Papaléo citou matéria da revista Veja, segundo a qual o governo federal teria sido alertado pelo Conselho de Aviação Civil (Conac), já em outubro de 2003, para uma série de problemas no setor. Entre os avisos estariam o de que faltavam recursos humanos no controle do tráfego aéreo e o de que o aumento desse tráfego nos anos seguintes levaria ao colapso do sistema, caso não fossem ampliados os investimentos na infra-estrutura dos aeroportos.
O senador ressaltou ainda a ameaça de novo "apagão energético" no país. Ele disse que há avaliações segundo as quais, caso o Brasil cresça mais de 4% ao ano até 2.011, a oferta de energia das hidrelétricas será insuficiente para atender à demanda se nenhuma outra atitude for tomada (como o uso de termelétricas e a realização de mais investimentos na infra-estrutura de energia).
05/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Motta crítica o tratamento do governo federal à agricultura
Agricultura: Secretaria da Agricultura lança 'Desafio à Produção de Grãos em São Paulo'
Papaléo: PAC não é mais que uma peça publicitária do governo federal
Papaléo e Fátima Cleide fazem apelos ao governo federal
Com queda no PIB, Papaléo critica medidas anticrise do governo
Papaléo pede ao governo que repense arrendamento da Rede Ferroviária Federal