Papaléo defende a expansão do programa dos genéricos



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) defendeu nesta quinta-feira (30), em Plenário, a expansão do programa dos remédios genéricos, por entender que estes são seguros, eficientes e baratos. Ele lamentou que o governo esteja abandonando o programa, que recebeu do governo anterior R$ 1 bilhão em investimentos e gerou mais de 10 mil empregos diretos. Segundo Papaléo, o tema dos genéricos não pode ser tratado com viés ideológico ou matiz partidário.

- Essa é uma política para o povo brasileiro, voltada sobretudo para o cidadão mais pobre. E o cidadão exige dignidade: não quer saber se o programa é deste ou daquele governo, quer ver sua condição de ser humano respeitada - destacou.

Na opinião de Papaléo, é preciso chamar a atenção para uma idéia que o PT vem acalentando desde a campanha eleitoral: a criação de farmácias populares. -Trata-se de um monumental equívoco, uma vez que as farmácias populares não serão capazes de dar acesso aos medicamentos a todos os brasileiros carentes-, garantiu.

Segundo o senador, se a preocupação do governo é a de reduzir preços, deve investir nos genéricos, que permitem essa redução com vantagem extra como a garantia de qualidade e eficácia. Além disso, observou, as indústrias de genéricos são, predominantemente, de capital nacional, respondendo por oito em cada 10 unidades fabricadas no Brasil.

Papaléo afirmou que o Congresso Nacional não pode aceitar que um programa de tanto sucesso quanto o dos genéricos sofra ameaças de retrocesso. Ele ressaltou que os parlamentares precisam assegurar que os genéricos tenham continuidade e expansão, para que importantes conquistas obtidas pela população de baixa renda não sejam perdidas.



30/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner defende autorização para medicamentos genéricos de uso veterinário

Casildo defende projeto com novas normas para produtos veterinários genéricos

Programa garante expansão da indústria de petróleo

Senadores debatem programa de expansão de universidades federais

ODACIR APÓIA EXPANSÃO DO PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA

Especialistas discutem criação de programa de expansão da educação infantil