Papaléo defende criação de ZPE no Amapá



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu, nesta segunda-feira (13), a aprovação de projeto de lei do Senado (PLS 326/08), de sua autoria, que tem como objetivo a criação da Zona de Processamento de Exportação ( ZPE ) de Serra do Navio, município situado no centro do estado. No Brasil, conforme o senador, foi constituída até o momento apenas uma ZPE, na Zona Franca de Manaus.

O parlamentar lembrou que Serra do Navio foi uma região muito próspera ao tempo em que era administrada pela empresa Icomi. Quando esta deixou o município, a situação ficou "muito difícil'.

- Os padrões de qualidade de vida naquele município eram elevadíssimos. Realmente, vivíamos como se estivéssemos em outro país - recorda o senador.

O parlamentar esclareceu que a instalação da ZPE em Serra do Navio não é uma iniciativa individual. Vários parlamentares, entre eles o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) e o deputado estadual Manuel Brasil de Paula Filho, estão preocupados com essa questão e fizeram suas propostas.

O senador disse que Serra do Navio já possui boa infra-estrutura, em função do seu passado de desenvolvimento, o que diminuiria em muito os custos de instalação de uma ZPE. Ele observou, ainda que essas zonas de processamento podem ser instrumentos poderosos para aproximar a Região Norte dos níveis de progresso sócio-econômico do restante do país.

Papaléo mencionou números favoráveis das ZPEs, como a movimentação de US$ 1,5 trilhão pelas 167 zonas de processamento da China, o equivalente a 60% do PIB daquele país. Nos Estados Unidos, informou, há 157 ZPEs e 253 subzonas.



13/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo reivindica criação de Tribunal do Trabalho no Amapá

Papaléo saúda a criação no Amapá do Centro de Pesquisa da Biodiversidade

Papaléo comemora criação do curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá

Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental

Papaléo defende aumento do intercâmbio comercial entre França e Brasil via Amapá

Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá