Papaléo diz que Congresso apoiará programa do governo de combate ao alcoolismo



Depois de citar várias pesquisas no país sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse acreditar que o Congresso apoiará o programa que o governo vem preparando para combater o alcoolismo. Entre as medidas estarão restrições à publicidade de cerveja pela televisão e pelo rádio.

O senador - que é médico - entende que o Estado e a iniciativa privada falharam até agora no combate ao uso abusivo do álcool, especialmente entre os jovens. Papaléo observou que nem a publicidade para televisão vem respeitando as normas do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, uma iniciativa de grupos privados.

Papaléo Paes amparou-se em várias pesquisas, mas destacou especialmente uma, do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, a qual constatou que as propagandas de cerveja chegam a violar 12 das 16 regras do Código de Auto-Regulamentação.

Já uma pesquisa de mestrado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo em Ribeiro Preto, também citada por Papaléo Paes, revelou que 72% de 1.014 entrevistados bebiam nas estradas. Desse total, 31% deles já haviam sofrido acidentes de trânsito e 45% admitiram que bebiam excessivamente - mais que três doses por vez.

Além dos problemas de saúde conhecidos, o senador mencionou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal, que estimou em R$ 22 bilhões as perdas do país, por ano, com acidentes de carro nas rodovias.

- Governo e iniciativa privada falharam no combate a este flagelo social. Por isso, há de se fazer algo mais efetivo, de prevenção - disse Papaléo Paes.

Ele foi apoiado, em aparte, pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), autor de projeto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes próximos de estradas.

12/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo defende maior empenho no combate ao alcoolismo

Governo deve insistir no combate à malária, recomenda Papaléo

Papaléo cobra ação mais eficaz do governo no combate às drogas

Papaléo acusa governo de alarmar a população no combate à febre amarela

Papaléo acusa o governo de chantagear o Congresso para aprovar CSS

Itaipu apoiará Congresso da Apae em Foz do Iguaçu