Papaléo diz que governo estimula campanha contra Legislativo e Judiciário



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) acusou o governo de estar por trás de uma campanha difamatória dirigida aos Poderes Legislativo e Judiciário. Segundo o parlamentar, a imprensa não está dando o mesmo peso para os escândalos de corrupção do Poder Executivo e comete "uma injustiça" quando diz que os 81 senadores são irresponsáveis.

- Olhamos para este quadro e ficamos temerosos. Estamos vendo surgir modelos de ditadura na América Latina. Nenhum parlamentar manda executar obras. O Executivo, que é quem tem o poder de subornar, de fazer 'mensalão' e comprar votos, está passando incólume por essa campanha de desmoralização. Nesse processo de desgaste está o dedo do governo - afirmou Papaléo, pedindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que assuma a responsabilidade pela defesa da democracia brasileira.

Papaléo disse que "todos os amigos do presidente Lula, sem exceção", estão envolvidos em escândalos de "corrupção, ladroagem e roubalheira", enquanto o Congresso Nacional está sendo atacado de forma generalizada. Ele assinalou que a imprensa corre o mesmo risco que todos, caso o Brasil caia numa ditadura.

- A Casa tem que reagir. As questões que estamos vivendo devem ser resolvidas internamente, com transparência e justiça, e não podemos deixar que regimes fascistas falem por nós. No Poder Executivo é que está a grande sujeira. É quem libera emendas e compra votos. O que está acontecendo é responsabilidade do presidente Lula, por desmoralizar o Congresso com uma enxurrada de medidas provisórias e não deixando que o Parlamento legisle. O Congresso Nacional é que sustenta a democracia - afirmou.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse, em aparte, que no Senado estão "os últimos bravos" na defesa da democracia brasileira.



02/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam cobra reação do Legislativo contra intervenções indevidas do Executivo e do Judiciário

Papaléo diz que há campanha difamatória contra o Senado

Papaléo defende campanha contra a dengue durante todo o ano

Papaléo defende ação do governo contra empresas poluidoras

Papaléo propõe mais campanhas preventivas do governo contra a hepatite

Papaléo: governo precisa agir contra a venda de remédios falsificados