Papaléo lamenta dados relativos à saúde dos habitantes de Macapá



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) apresentou nesta terça-feira (9) dados obtidos pela pesquisa Vigitel 2008 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizada pelo Ministério da Saúde. Pelo estudo, em todo o país constatou-se números ainda elevados de obesidade, tabagismo, consumo de álcool e maus hábitos alimentares e comportamentais, afirmou.

- As conclusões apontam para a radical necessidade de ampliar as ações no campo da prevenção - avaliou.

O parlamentar ressaltou os dados relativos à Macapá, a capital de seu estado. Enquanto em Belo Horizonte (MG) 84,1% das mulheres dizem ter realizado exame de mamografia nos últimos dois anos, em Macapá apenas 53,5% das mulheres fizeram o mesmo. Em relação ao consumo abusivo de bebida, os homens da capital amapaense apresentam o segundo maior índice do Brasil (36,4%) e as mulheres o terceiro melhor resultado, apenas 5,7%. Na média, a capital é a sexta capital no ranking dos que mais consomem bebida alcoólica, e o aumento do consumo de bebida é preocupante, especialmente entre os jovens.

- Os dados do Vigitel mostram que é necessário subsidiar e ampliar políticas públicas para reduzir o consumo abusivo de álcool - disse.

Quanto ao tabagismo, os homens de Macapá ocupam o segundo lugar nacional (24,7%), fumando três vezes mais que as mulheres, mas também ocupam o primeiro lugar no índice de ex-fumantes. No consumo de frutas e hortaliças, a população da cidade tem o segundo pior resultado entre os homens e o quinto entre as mulheres do Brasil. E no consumo de refrigerante, a cidade ocupa a quinta posição do país. O senador ressaltou que em 2007, os brasileiros beberam 14 bilhões de litros de refrigerante.

Os homens de Macapá apresentam baixo índice de sedentarismo e elevada taxa de atividade física no lazer, alcançando o primeiro lugar nacional, e o oposto ocorre com as mulheres. Em consonância com isso, os índices de excesso de peso e obesidade são elevados, o que põe a cidade na quinta posição do país, com 47,5% da população acima do peso recomendado.



09/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo lamenta que Macapá esteja entre as capitais menos saudáveis do país

Papaléo registra os 252 anos de Macapá

Papaléo comemora 250 anos de Macapá

Papaléo denuncia prostituição de adolescentes em Macapá

Papaléo registra autorização para construção do aeroporto de Macapá

Papaléo defende criação da Área de Livre Comércio de Macapá