Papaléo lamenta que Macapá esteja entre as capitais menos saudáveis do país



Preocupado com o resultado de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, que coloca Macapá em 4º lugar entre as capitais menos saudáveis do país, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) fez um apelo ao governo federal, ao novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e às autoridades estaduais para auxiliarem o estado a implantar políticas públicas para melhorar as condições de saúde da população. A pesquisa registrou que a capital do Amapá ocupa o último lugar em consumo de frutas e hortaliças e o 5º lugar em obesidade na pesquisa, feita em 26 capitais mais o Distrito Federal.

- Apelo às autoridades da saúde, sobretudo no Amapá, para que estabeleçam parâmetros diretivos em políticas de saúde efetivamente saneadoras. Ao governo federal, a quem apelo, ao ministro da saúde e demais ministros que recebem emendas parlamentares e que têm a responsabilidade de decidir se as atendem ou não - pediu o senador.

Papaléo informou que Macapá está em 4º lugar no consumo de tabaco, entre as capitais pesquisadas, e 5ª colocação em alcoolismo. Para o parlamentar, isso está ligado aos valores culturais da região.

- Para os médicos de meu estado, a situação de Macapá é desastrosa - lamentou o parlamentar, que pediu ajuda das autoridades para a realização de campanhas de esclarecimento da população sobre a importância do consumo de frutas e hortaliças e de um controle do governo do estado sobre o comércio do tabaco e de bebidas alcoólicas. Acrescentou que os altos preços dos hortifrutigranjeiros nas feiras amapaenses inibem seu consumo.

O representante amapaense acrescentou que, até 1998, o estado do Amapá era território e, em razão disso, ficou desprovido de recursos para investimento em infra-estrutura, especialmente esgotamento sanitário e tratamento de água. Por isso, pediu que as autoridades federais da área de saúde "olhem com mais carinho" para esses estados mais pobres e não discriminem suas bancadas no Senado, liberando as emendas parlamentares para que os investimentos necessários na área de saúde possam ser implementados.



17/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo lamenta dados relativos à saúde dos habitantes de Macapá

Papaléo diz que país precisa de menos impostos e mais investimentos em infra-estrutura

Papaléo registra os 252 anos de Macapá

Papaléo comemora 250 anos de Macapá

Roberto Cavalcanti lamenta que Paraíba esteja fora do PAC e defende transposição do Rio São Francisco

Papaléo denuncia prostituição de adolescentes em Macapá