Papaléo Paes saúda os 21 anos do Amapá



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) saudou, nesta segunda-feira (5), os 21 anos do estado do Amapá. Ele afirmou que o estado "se apresenta à Nação como uma joia rara, como um diamante bruto pronto para ser lapidado e preparado para desenvolver suas potencialidades, que não são poucas".

Entre essas potencialidades, o parlamentar destacou as turísticas, citando os 3,8 milhões de hectares do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque e a hospitalidade e generosidade do povo; e as econômicas, ressaltando a proximidade geográfica com a Guiana Francesa, o Caribe e a América do Norte.

Papaléo Paes lembrou que a autonomia financeira e administrativa sempre foi um sonho dos pioneiros do Amapá e citou vários expoentes da história do estado, como os governadores do então território Janary Gentil Nunes, Amilcar Pereira, Jorge Nova da Costa e os governadores eleitos Aníbal Barcellos, João Capiberibe e Waldez Goes. Ressaltou também que a transformação em estado garantiu ao Amapá a representação no Senado e aumentou sua representação na Câmara dos Deputados de dois para oito parlamentares.

Antes de iniciar o tema principal de seu pronunciamento, Papaléo Paes mostrou o relatório de 1.272 páginas sobre as atividades de algumas comissões do Senado em setembro, para enfatizar o grande volume de trabalho que está sendo desenvolvido pelos senadores.



05/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes saúda os dez anos do Projeto Pirralho, que atende crianças de Macapá em situação de risco

Papaléo saúda 18 anos do PSDB e anuncia sua candidatura ao governo do Amapá

Papaléo Paes homenageia ex-governantes do Amapá

Papaléo Paes critica assentamentos do Incra no Amapá

Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental

Mão Santa saúda discurso de Papaléo Paes em homenagem à mulher