Papaléo Paes homenageia ex-governantes do Amapá
Ao discursar nesta terça-feira (24), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) recordou e homenageou alguns dos ex-governantes do Amapá. Ele começou a homenagem citando o ano de 1943, quando parte do estado do Pará é desmembrado para dar origem ao Território Federal do Amapá. Em 1944, o presidente Getúlio Vargas nomeia o então capitão Janary Gentil Nunes para administrar o território, sendo o seu primeiro governante.
- Na curta história política do Amapá, alguns governantes imortalizaram seus nomes com uma atuação digna de todos os aplausos. Em primeiro lugar, aquele a quem coube instalar o território e que, por doze anos, esteve à frente do governo local, um recorde jamais ultrapassado. Refiro-me a Janary Nunes, sinônimo de vocação administrativa e de zelo irrepreensível para com a coisa pública - disse Papaléo.
O senador disse que Janary Nunes começou a montar a infraestrutura que seria necessária para os primeiros anos de desenvolvimento do Amapá, criando polos de produção agropecuária e iniciando o ordenamento urbanístico da capital, Macapá. Além disso, completou Papaléo, Janary Nunes aprovou o projeto da primeira usina hidrelétrica do Amapá; retomou a construção da BR-156; iniciou a implantação das companhias de água e esgoto e de eletricidade; além de construir diversos postos de saúde, escolas e hospitais.
Papaléo também homenageou Annibal Barcellos, que governou o Amapá entre 1979 e 1985 e entre 1991 e 1994.
- Outro nome que devo enfatizar é o do último governador militar nomeado e primeiro governador eleito pelo voto direto. Trata-se do capitão-de-mar-e-guerra Annibal Barcellos. Sob sua administração, Macapá ganha contorno arquitetônico moderno - disse Papaléo.
Graças a Aníbal Barcellos, informou o senador, Amapá ganhou o Teatro das Bacabeiras, o Conselho de Cultura, uma usina de asfalto e uma empresa estatal de navegação. Outro homenageado por Papaléo foi o governador entre 1985 e 1990, Jorge Nova da Costa, que instalou a primeira delegacia de crimes contra a mulher do Amapá.
Papaléo disse ainda que a maior parte da vegetação do Amapá está preservada e que o estado conta com "o maior corredor ecológico do país", onde está situado o maior parque de floresta tropical do planeta, o Parque Nacional das Montanhas Tumucumaque. Além disso, acrescentou, o Amapá possui exuberantes flora e fauna e riquezas minerais como manganês, cromita e ouro.
- Não obstante tudo isso, ainda falta ao Amapá a devida consideração por parte do governo federal - criticou Papaléo, cobrando da União a construção de mais rodovias no estado e o aperfeiçoamento das atividades extrativistas, de manejo florestal, pecuária e saneamento básico.
24/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo Paes saúda os 21 anos do Amapá
Papaléo Paes critica assentamentos do Incra no Amapá
Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental
Papaleo Paes critica o PAC: 'Não foi liberado nenhum centavo para o Amapá'
Papaléo Paes refuta acusações sobre envolvimento com contrabando de urânio no Amapá
Papaléo Paes homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais