Romeu Tuma pede que país repense seu sistema de segurança
- Estamos diante de uma encruzilhada e o nosso caminho precisa ser modificado. Ou adotamos rapidamente o caminho certo ou a nossa sociedade não poderá viver em paz - afirmou Tuma, que recordou, durante o pronunciamento, sua participação nos debates das comissões parlamentares de inquérito responsáveis pelas investigações do crescimento do narcotráfico e do roubo de cargas no país.
Tuma reconheceu que as deficiências salariais e a falta de assistência do Poder Público aos policiais podem explicar em parte a ligação de alguns desses profissionais com o crime. Mas advertiu que o problema só se resolverá com a adoção de uma avaliação permanente do comportamento dos policiais. "Não adianta somente comprar armas e viaturas, sem promover a reciclagem e o estímulo permanente dos profissionais", afirmou.
O senador registrou a atuação dos senadores durante a votação, na madrugada desta quinta-feira, dos destaques à proposta de Orçamento da União para 2002, em reunião da Comissão Mista de Orçamento. "O Senado respondeu à altura", disse Tuma. Ele elogiou ainda os funcionários da Casa, pelo suporte que prestaram aos senadores durante todo o ano de 2001. Na presidência dos trabalhos, o senador José Alencar (PL-MG) associou-se à homenagem.
27/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma ressalta importância do sistema de mobilização nacional para a segurança do país
Romeu Tuma pede proteção para Patruni
ROMEU TUMA PEDE TRANSCRIÇÃO.DE DISCURSO DO PRESIDENTE DO STF
Romeu Tuma pede "salários dignos" para os bombeiros
Romeu Tuma pede recuperação do Catetinho, onde JK fez primeiros despachos
Romeu Tuma pede voto de louvor para alunos do Senai