Papaléo propõe dedução de despesas com material escolar do Imposto de Renda



As despesas com material escolar poderão passar a ser deduzidas da base de cálculo do imposto de renda da pessoa física. É o que prevê proposta de autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) já aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e que está sendo analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto de lei (337/07) propõe alteração na legislação do imposto de renda das pessoas físicas (Lei 9.250/95) para permitir a dedução do material escolar do contribuinte e de seus dependentes até o limite anual individual equivalente à metade do estabelecido para dedução de despesas com instrução escolar. Em 2009, podem ser deduzidos com instrução escolar até R$ 2.708,94 e, a partir de 2010, até R$ 2.830,84.

Ao justificar a importância do projeto, Papaléo lembrou que matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, em edição eletrônica do dia 5 de fevereiro de 2007, noticiou estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário segundo o qual o material escolar, no Brasil, suporta 39,6% de carga fiscal.

- Quando se comparam os preços com e sem tributos, não se pretende, evidentemente, sugerir a extinção de toda a carga fiscal incidente em material escolar. Tal hipótese seria demagógica e impraticável, visto que os Estados modernos financiam-se, em regra, por meio de um complexo sistema tributário - afirmou o senador pelo Amapá.

Segundo Papaléo, o objetivo do projeto é oferecer uma compensação pecuniária principalmente aos pais dos estudantes, "que vêm a ser, em últimaanálise, os contribuintes de fato dos impostos embutidos no preço do material escolar".

O relator da matéria na CAE é o senador Gilvam Borges (PMDB-AP).



06/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Despesa com material escolar pode permitir dedução no Imposto de Renda

Imposto de renda: projeto permite dedução de despesas com medicamentos

Projeto quer permitir dedução de despesas com medicamentos no imposto de renda

Expedito Júnior propõe dedução de aluguéis no Imposto de Renda

VALADARES PROPÕE DEDUÇÃO DE JUROS DA HABITAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA

César Borges propõe redução de idade para dedução de imposto de renda