Papaléo quer normatizar publicidade de remédios



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) apresentou projeto de lei para normatizar a promoção e publicidade de medicamentos no Brasil, argumentando que -a saúde e a integridade humana constituem bem primordial, por conseguinte, de alta relevância em todos os sentidos-. Assim, entende o senador, é necessário acompanhar a promoção mercadológica que incentiva a automedicação, apontada como a causa do grande número de intoxicações medicamentosas no Brasil.

A distribuição de amostras grátis pelos laboratórios produtores aos profissionais de saúde também está incluída na normatização sugerida por Papaléo Paes. Atualmente as amostras grátis são distribuídas sem nenhum controle, o que tem levado a um comércio ilegal de amostras.

A distribuição de brindes aos profissionais de saúde e a promoção de eventos por parte das empresas produtoras, distribuidoras e comercializadoras de medicamentos precisam ser coibidas, defende o senador, para evitar a -atual situação promíscua que se estabeleceu entre a comunidade de profissionais de saúde e os laboratórios farmacêuticos, dando azo a situações em que ao lado da má conduta ética, o ônus maior recai, inexoravelmente, sobre o paciente-.



08/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE JUCÁ PRETENDE CONTER PUBLICIDADE DE REMÉDIOS MILAGROSOS

Brasil quer normatizar agropecuária orgânica no Mercosul

FREITAS NETO QUER NORMATIZAR MANEJO DE PLANTAS MEDICINAIS

Conselho Nacional de Recursos Hídricos quer normatizar uso eficiente da água

Papaléo apresenta projeto regulamentando publicidade de medicamentos

Papaléo propõe distribuição gratuita de remédios a hipertensos