Cristovam propõe Dia Mundial de Solidariedade Parlamentar em favor de Ingrid Betancourt



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) encaminhou à Mesa, nesta quinta-feira (10), requerimento solicitando a criação do Dia Mundial de Solidariedade Parlamentar pela Vida da Ex-Senadora Ingrid Betancourt, já aprovado pelas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Na data sugerida, 23 de abril de 2008, parlamentares de todo o mundo deverão utilizar a tribuna para discursar em defesa da integridade, da liberdade e da vida de Ingrid Betancourt.

Na proposta, o senador pelo Distrito Federal pede ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que envie circulares aos parlamentos de todo o mundo sugerindo a manifestação de solidariedade a Ingrid. Na sua avaliação, Garibaldi deveria ainda contatar diretamente os presidentes da França, Nicolas Sarkozy; da Colômbia, Álvaro Uribe; e da Venezuela, Hugo Chávez, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para solicitar apoio à iniciativa.

- Talvez 23 de abril seja uma data distante demais para salvá-la, mas menos que isso é impossível para organizar e coordenar um trabalho desse tipo- explicou.

A ex-senadora franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada em fevereiro de 2002, quando disputava a presidência da Colômbia, integra o grupo de 45 reféns que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) querem trocar por 500 guerrilheiros presos.



10/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH e CRE aprovam criação de Dia Mundial de Solidariedade por Ingrid Betancourt

Íntegra da carta de Ingrid Betancourt

Resgate de Ingrid Betancourt é comemorado por senadores

CRE pede imediata libertação de Ingrid Betancourt

Alvaro Dias homenageia Ingrid Betancourt

Roseana apela pela vida de Ingrid Betancourt