Pará: acordo agilizará punição de envolvidos em crimes de pedofilia



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), anunciou nesta segunda-feira (14) ter fechado acordo com a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, no sentido de que a Secretaria de Segurança daquele estado monte uma força tarefa para fazer um levantamento de todos os processo e inquéritos que existem hoje no Pará envolvendo abusos contra crianças e adolescentes. A idéia é que as investigações sejam agilizadas.

- Estivemos por três dias no Pará e nunca vi tanta impunidade- afirmou o senador que visitou o estado no fim de semana para ouvir depoimentos de acusados de pedofilia .

Nesta segunda, Magno Malta está no Maranhão e encontrará a governadora Roseana Sarney e o presidente do Tribunal de Justiça daquele estado, Raimundo Freire Cutrim, para propor que o Maranhão monte também um grupo especial para agilizar a tramitação de processo que envolvam pedofilia.O senador informou ainda que pedirá ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que seja realizado um mutirão nacional para agilizar a tramitação de processos que envolvam crimes de abusos contra crianças e adolescentes.

O senador também se disse muito feliz com a prisão do ex-prefeito de Coari (AM), Adail Pinheiro, ocorrida nesta segunda-feira (14) pela Polícia Federal de Manaus. O ex-prefeito responde a processos por corrupção de menores, sonegação de impostos e improbidade administrativa. De acordo com Malta, a prisão de Pinheiro foi resultado do trabalho da CPI. Para Malta, se a comissão tivesse cedido às pressões e não tivesse ido à Coari e trazido o prefeito para depor em Brasília, o caso poderia ter sido abafado.

- Agora está nas mãos da Justiça, mas essa prisão mostra que a sociedade pode acreditar que a impunidade nos crimes de abusos contra crianças está acabando - afirmou.



14/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir quer punição mais rigorosa para menores envolvidos em crimes

Cristovam defende punição para envolvidos com atos secretos

Mário Couto cobra punição para petistas envolvidos em denúncias

Aprovada punição maior para oficiais de cartório envolvidos em tráfico de menores

Sebastião Rocha diz que PDT quer punição exemplar para envolvidos na violação do painel

Raupp cobra cautela nas investigações e punição para os envolvidos nos casos de corrupção em Rondônia