Para Eduardo Suplicy, papa Francisco revolucionou o Brasil



O senador Eduardo Suplicy, em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), apontou os efeitos da presença do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, afirmando que que "Sua Santidade revolucionou o Brasil". Suplicy elogiou o exemplo de simplicidade do Papa, que ressaltou a solidariedade dos brasileiros e convocou os jovens a rejeitar a lógica consumista.

- A alegria do papa Francisco e o seu amor pessoal pelos excluídos conquistaram o coração de todos – crianças, jovens, adultos e idosos – deste nosso Brasil, prenunciando uma nova Igreja, mais aberta ao amor, à solidariedade, à fraternidade; uma Igreja mais humana - resumiu o senador.

Citando trechos de cartas e homilias, Suplicy lembrou que, segundo Francisco, a Igreja precisa "do entusiasmo, da criatividade e da alegria" dos jovens em seu trabalho para a salvação da Humanidade. Ele contrastou esse ponto de vista com os atos de vandalismo que têm sido verificados em manifestações de rua.

- Que bom seria que essas pessoas pudessem ouvir o apelo do papa Francisco para que venhamos a ter o diálogo, por maiores que sejam as divergências entre todas as pessoas - disse.

Suplicy ainda registrou seu apoio ao requerimento de realização de audiência conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para que sejam ouvidos vários membros destacados da Igreja Católica no Brasil. O objetivo, segundo o senador, será informar às comissões sobre o legado da visita do papa Francisco e o fortalecimento das relações do Brasil com o Estado do Vaticano.



01/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy elogia documento escrito pelo Papa Francisco com críticas à 'idolatria do dinheiro'

Suplicy exalta humildade do Papa Francisco

Eduardo Suplicy propõe ida do Papa João Paulo II a Bagdá

São Paulo recebe primeira missa do papa Francisco no Brasil

Rodrigo Rollemberg aponta legado da visita do papa Francisco ao Brasil

Ruben Figueiró destaca passagem do papa Francisco pelo Brasil