Suplicy exalta humildade do Papa Francisco



Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (14), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou a importância histórica da figura do Papa. O parlamentar ressaltou o perfil "mais humilde, mais pobre, menos arrogante" do novo líder da Igreja Católica, representado no nome "Francisco" adotado pelo jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio.

- São Francisco, a meu ver, foi o maior santo que a Igreja já teve. Protegeu não só os pobres, mas a natureza inteira. Assim parece que deve ser esse Papa Francisco - afirmou.

Suplicy também disse estar esperançoso de que este pontificado seja diferente em relação às questões de poder e dinheiro, e aos escândalos sexuais envolvendo sacerdotes. Finanças transparentes e casos de pedofilia esclarecidos são expectativas do senador para o início de uma grande mudança na instituição católica.

- Que se possa ter um novo São Francisco, que dê uma face humana e transparente àquilo que corroía a Igreja no século 13 e corrói até hoje, como a corrupção e as lutas internas no Vaticano - disse.

O parlamentar também leu artigo do teólogo brasileiro Leonardo Boff, em que exalta as características de humildade, caridade e fraternidade de São Francisco de Assis, traçando um paralelo com a vida do Papa Francisco.

- Nos últimos 1.700 anos a Igreja de Cristo pobre foi aliada dos ricos. Creio que este Papa fará com que ela seja a protetora dos pobres e, com isso, voltar ao seu destino iluminado de conduta da humanidade para a sua salvação - afirmou Suplicy.



14/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Eduardo Suplicy, papa Francisco revolucionou o Brasil

Eduardo Suplicy elogia documento escrito pelo Papa Francisco com críticas à 'idolatria do dinheiro'

JOSÉ ALVES: PAPA É MODELO DE HUMILDADE E SABEDORIA

Rodrigo Rollemberg saúda papa Francisco

Fé e devoção marcam visita do papa Francisco a Aparecida

Renan Calheiros participa de recepção ao papa Francisco