IRIS REZENDE PROPÕE CRITÉRIOS PARA FPE



O senador Iris Rezende (PMDB-GO) apresentou projeto de lei que estabelece critérios para o rateio do Fundo de Participação dos Estados e Municípios (FPE), que teriam base na apuração do Censo de 1991, atualizada periodicamente pelo IBGE. Segundo o projeto, a revisão das quotas dos estados seria feita anualmente, com base nos dados oficiais de população, de renda per capita e de área e de área. O IBGE ficaria obrigado a transmitir ao Tribunal de Contas da União as atualizações. O projeto foi encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Iris Rezende explicou que a lei complementar vigente fixou os coeficientes individuais de participação do FPE, a partir de um acordo provisório estabelecido no Conselho de Secretários da Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Confaz) e, pelo que se pode deduzir, a partir de uma negociação política, dividindo as unidades da Federação em dois blocos.
- O primeiro constituído pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, destinando-lhe 85% dos recursos. O segundo formado pelos estados das regiões Sul e Sudeste, atribuindo-se-lhe 15% do fundo - ressaltou o senador.
Para Iris, apesar de a divisão ser justa, verificou-se posteriormente, que a repartição individual está encerrando contradições e desigualdades que merecem ser urgentemente reparadas. Como solução ele propõe a adoção de critérios técnicos e objetivos para a composição dos índices. "Essas contradições foram se agravando, no decorrer do tempo, devido às modificações estruturais, conjunturais e residuais socio-econômicas do país", salientou.

15/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


IRIS PROPÕE MUDANÇAS NOS CRITÉRIOS DE RATEIO DO FPE

IRIS REZENDE QUER MAIS FORÇA PARA COOPERATIVISMO

IRIS REZENDE AVALIA VENDA DA ARISCO PARA BESTFOODS

IRIS REZENDE PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA

Para Iris Rezende, terrorismo pode resultar de injustiça social

IRIS REZENDE APONTA A AGRICULTURA COMO SAÍDA PARA O BRASIL