Para Jefferson, a cada dia CPI se torna mais indispensável



Diante dos novos desdobramentos do caso Waldomiro Diniz, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou que a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito se torna, a cada dia, mais indispensável. Para ele, se o governo está dizendo que a gravação de uma conversa entre o subprocurador da República José Roberto Santoro e o empresário do jogo Carlinhos Cachoeira revelou que há uma conspiração para derrubá-lo, "quero muito saber se é verdade, portanto, que venha a CPI para quebrar seu sigilo telefônico".

Jefferson afirmou ter muita confiança no Supremo Tribunal Federal (STF), tanto que acredita que o Supremo tomará a decisão histórica de possibilitar que a CPI se instale.

- Queiram ou não essa CPI funcionará - disse. O senador apresentou ação direta de inconstitucionalidade (Adin), junto ao STF para exigir que o presidente do Senado José Sarney indique os membros da CPI, caso os partidos não o façam.

O senador pelo Amazonas acusou parlamentares e políticos contrários à abertura de uma CPI sobre o caso Waldomiro Diniz de estarem colocando seus interesses pessoais e partidários acima do bem da coletividade.

- O povo hoje assiste estarrecido à seguinte lógica no meio político: "O interesse público que se lixe, a coerência que vá para o espaço. Tudo o que vier em prejuízo meu e de meu partido, eu vou impedir, e fazer tudo o que puder prejudicar os adversários" - disse o senador.

Jefferson Péres lembrou que muitos parlamentares que hoje se voltam contra a CPI, instrumento para que o Parlamento exerça seu papel de fiscalizar e investigar as ações do Executivo, foram eleitos por defendê-la.

Ainda sobre a gravação de conversa entre o subprocurador José Roberto Santoro e o empresário do jogo Carlinhos Cachoeira, o senador se revelou indignado com a "falta de compostura" e a linguagem chula usada pelo membro do Ministério Público, que "parecia estar em um botequim".

- Como posso defender esse homem? Ele enodoou o Ministério Público -comentou.



31/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma: Brasil torna-se cada vez mais uma terra de oportunidades

GUERRA FISCAL É INDISPENSÁVEL PARA DESENVOLVER ESTADOS MAIS POBRES, DIZ ACM

CCJ deve votar projeto de Jefferson Péres que torna crime publicidade oficial para autopromoção

Punição para Jader cada dia mais perto

Pesquisa de saúde mostra que brasileiros estão cada vez mais obesos e que quase 15% não têm mais dentes

Salários e oportunidades atraem cada vez mais estrangeiros para o Brasil