Para Lobão, guardas municipais são vitais no combate à violência



A ampliação dos poderes de polícia das guardas municipais, uma das propostas do governo federal para combater a violência, é para o senador Edison Lobão (PFL-MA), primeiro vice-presidente do Senado, fundamental sob o ponto de vista da segurança. Ele considera, no entanto, que é preciso que as prefeituras estejam integradas no sistema da vigilância e de contenção da violência.

Lobão disse nesta sexta-feira (8) que tem muita esperança de que a comissão mista que sistematizará as matérias relativas à segurança em tramitação no Congresso possa sugerir uma solução próxima do ideal para efeito de combate à violência. A partir dessa sistematização inicial, o senador acredita que então o Congresso terá condições de votar as propostas em regime de urgência.

Uma outra pauta considerada prioritária pelo governo, a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), é avaliada por Lobão como uma lei criativa, que deve ser mantida. Ele lamentou que, ao longo do tempo, tenha havido um certo desvirtuamento na aplicação da CPMF, cujos recursos deveriam ser originalmente investidos na área de saúde, mas foram gradativamente aplicados em outras áreas pelo governo.



08/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão pede medidas urgentes para o combate à violência

Divulgado resultado de edital para Guardas Municipais

Senado discute novas atribuições para guardas municipais

PROPOSTA SOBRE GUARDAS MUNICIPAIS DEVERÁ VOLTAR PARA A CCJ

Ministério julga recursos de edital para educação e valorização de guardas municipais

LOBÃO CONCLAMA SOCIEDADE A PARTICIPAR DO COMBATE À VIOLÊNCIA NO PAÍS