Para Magno Malta, reforma da Previdência beneficia excluídos
O senador Magno Malta (PL-ES) destacou nesta quinta-feira (7) que o fato mais significativo da reforma da Previdência, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, é a inclusão de 40 milhões de pessoas que estão fora do sistema previdenciário. Para ele, essas pessoas, que têm o direito de ter amparo na velhice, têm hoje o que comemorar.
Magno Malta disse que é importante destacar que esses milhões de marginalizados estão recebendo agora a oportunidade de serem tratados de igual para igual. O parlamentar considera que os protestos contra a reforma da Previdência ocorridos nesta quarta-feira (6), com agressões ao Congresso, foram protagonizados por jovens que pouco entendem o benefício que a reforma pode trazer. De acordo com o senador, com certeza muitos foram contratados para promover a desordem. Ele lembrou que sua mãe, dona Dadá, faleceu sem receber esse benefício.
Em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) concordou com Magno Malta de que é um marco para o país a inclusão de milhões de pessoas no sistema previdenciário. Já o senador Efraim Morais (PFL-PB) disse que entendia que o Senado deveria se empenhar para que os excluídos constassem realmente do sistema porque, segundo ele, esse item não esteve na pauta de votação da Câmara dos Deputados.
Em seu discurso, Magno Malta parabenizou o senador João Batista Motta (PPS-ES) por ter promovido a visita do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, ao Espírito Santo. Magno Malta comentou que o discurso do ministro foi importante para desmentir insinuações de que a Grande Vitória e o sul do estado não foram incluídos na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) porque não houve empenho da bancada do Espírito Santo.
07/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Depoimento de Vedoin beneficia Magno Malta, diz Juvêncio
Previdência: emenda paralela prevê alíquotas menores do INSS para excluídos
Projeto que beneficia ferroviários aposentados só deve ser votado na reforma da Previdência
Simon apresenta emenda para proteger excluídos e diz que Senado deve mudar texto da Previdência
Magno Malta já tem apoio suficiente para CPI dos Bingos
Magno Malta pede liberação de recursos para ES