PARA MIRANDA, CAUSA INDÍGENA RECEBE MAIS APOIO HOJE
A sociedade brasileira já apresenta uma consciência maior em relação à questão do índio, avaliou o senador Gilberto Miranda (PFL-AM). Para ele, depois de quase ter sido exterminada na década de 50, a população indígena já se depara com perspectivas melhores.
- Além de a sociedade ter mais sensibilidade sobre a questão, os índios também aumentaram a consciência dos seus direitos e desenvolveram a capacidade de lutar por eles. O direito à terra é um aspecto fundamental de toda a questão, pois sem ela, ecologicamente conservada, torna-se impraticável para os índios manter seu modo de vida e suas tradições - observou.
Miranda acredita que o momento é propício para a existência de relações mais estreitas entre a população branca e as sociedades indígenas. "O conhecimento dos índios a respeito das plantas da Amazônia representa um tesouro inestimável para a humanidade. A indústria farmacêutica dos países desenvolvidos já está atenta a esse fato. Ao mesmo tempo, os índios já consideram que eles também devem se beneficiar ao cederem conhecimentos obtidos ao longo de milênios", disse ele.
02/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário debate participação e defesa de causa indígena no Congresso
Ambientalistas pedem a Sarney apoio para emendas de sua causa
Líder indígena pede apoio de senadores para viabilizar audiência com Dilma
Mauro Miranda pede apoio para Apae
MAURO MIRANDA PEDE APOIO PARA A AGRICULTURA
Mauro Miranda defende apoio à agricultura para combate à fome