Seminário debate participação e defesa de causa indígena no Congresso



A participação e a defesa de reivindicações dos povos indígenas no Congresso Nacional são os principais temas de discussão do seminário -Índios e Parlamento-, que se realiza, nestas segunda (18) e terça (19), no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Durante a abertura do evento, o senador Tião Viana (PT-AC) disse não ter dúvidas de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva irá imprimir um novo modelo de pactuação e responsabilidade no tratamento da causa indígena.

Para se enfrentar a dívida social do país para com esses povos, Tião Viana defende a implementação de políticas públicas que propiciem uma -discriminação positiva-. A exemplo de projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) que cria cotas para a população afrodescendente nas universidades públicas, o senador petista diz que tramita, com esse mesmo espírito, projeto de sua autoria que destaca 1% das vagas dessas instituições para estudantes de origem indígena.

Sobre a representação dos índios no Congresso Nacional, a coordenadora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Iara Pietricovsky, lembrou que o cacique Mário Juruna foi o único índio eleito deputado federal na história da República. Segundo Iara, a questão indígena ainda não possui -identificação partidária- e vem sendo abraçada, ao longo da trajetória política brasileira, mais por lideranças de centro-direita que de esquerda.

- Isso é um passivo político que temos de mudar para melhorar o parâmetro democrático brasileiro - afirmou Iara.

Embora não existam parlamentares índios no Congresso Nacional, já há prefeito, vice-prefeito e vereadores com essa origem atuando no país. Além do desafio de construir sua representação legislativa, esse povos têm pela frente a tarefa de cobrar de seus eleitos, sejam índios ou não, o compromisso de defender a causa indígena.





18/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário debate sobre alimentação indígena

Seminário debate participação da mulher no Crédito Fundiário

Seminário debate participação da sociedade civil no Parlamento do Mercosul

João Ribeiro quer participação do Congresso no debate sobre ensino público

PARA MIRANDA, CAUSA INDÍGENA RECEBE MAIS APOIO HOJE

Parlamento indígena é debatido em seminário