Para Mozarildo, é preciso impor condições para entrada da Venezuela no Mercosul



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) voltou a defender em Plenário, nesta quinta-feira (19), a adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). Ele alertou, no entanto, para a necessidade de se estabelecer condicionantes para a adesão do país vizinho ao bloco econômico.

- Acho que a proposta de aprovar e sobrestar a validade [da adesão], talvez seja a mais adequada, para este momento em que vivemos. A cada dia que passa o presidente Hugo Chávez cria um problema novo para o povo da Venezuela e para todo o continente - disse.

Mozarildo questionou mesmo a validade do argumento, frequentemente utilizado por defensores da entrada da Venezuela no Mercosul, de que o elevado saldo comercial em favor do Brasil bastaria para justificar a adesão.

Em sua avaliação, além do fato de as vendas de produtos brasileiros serem feitas predominantemente por apenas dois estados brasileiros ricos - Minas Gerais e São Paulo - o que mais deveria pesar na decisão de aceitar a Venezuela no Mercosul não seriam os ganhos econômicos, decorrentes do comércio exterior, mas principalmente as questões democráticas, como a situação dos direitos humanos e o grau de valorização do convívio harmônico com outros países do continente.

O parlamentar manifestou ainda preocupação com a situação atual da Venezuela, devido à ocorrência de racionamento de energia elétrica e falta produtos de primeira necessidade como alimentos e roupas.

Lembrando que vem da Venezuela, da Usina Hidrelétrica de Guri, a energia elétrica que abastece seu estado, Mozarildo pediu o apoio dos deputados federais para a aprovação de projeto de sua autoria, em tramitação na Câmara, que propõe a construção de usina hidrelétrica no Rio Cotingo, em seu estado.



19/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande vê condições de votar entrada da Venezuela no Mercosul

Para Sarney, entrada da Venezuela no Mercosul é 'página virada'

Para governistas, entrada no Mercosul permitiria 'evolução democrática' da Venezuela

Marisa Serrano alerta para risco da entrada da Venezuela no Mercosul

Venezuela busca atender requisitos para entrada no Mercosul, diz Amorim

Para a oposição, postura antidemocrática de Hugo Chávez é impedimento para a entrada da Venezuela no Mercosul