Para senadores do Conselho de Ética, relatório de Saturnino é consistente e coerente
Para Alcântara, o relatório foi contundente. O senador, porém, não quis antecipar seu voto, já que tomou conhecimento dos argumentos de Saturnino apenas na reunião desta quarta-feira (dia 16).
- Não tivemos tempo para analisar o relatório detidamente. O relator é sempre a pessoa que estuda o processo com profundidade, que conhece a matéria com detalhes. Então, nunca se pode deixar de valorizar a opinião do relator. Vocês conhecerão meu voto na quarta-feira (dia 23). A votação será aberta - afirmou Alcântara.
Já Ney Suassuna considerou a argumentação de Saturnino "boa, coerente, consistente e substanciosa". Ele concorda com a recomendação de Saturnino de pedir a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar.
- A conclusão não poderia ser outra. Agora ele gerou uma dúvida, porque já sugeriu a penalidade. Mas esse é um direito do relator, como os que não concordam tiveram o direito de pedir vista e apresentar um voto em separado. Vamos ver a argumentação dos contrários porque isso é a democracia. Cabe a nós, como juízes nesse momento, decidir quem está com a razão mais sólida - analisou.
Casildo Maldaner, que leu parte do relatório de Saturnino, entende que, neste momento, não se está se julgando o mérito, ou seja, se os senadores devem ser cassados ou não. Como o relator, ele defende a abertura de processo pela Mesa do Senado para, em seguida, o Conselho de Ética proceder à tramitação, abrindo a possibilidade de os acusados apresentarem suas defesas.
- Durante o pedido de vista, os senadores poderão até analisar de outra forma, mas o relator acha que se deve abrir processo por quebra de decoro parlamentar e acha que se enquadra em caso de cassação. Ele colheu elementos consistentes para concluir nessa direção. Acho que o pedido de abertura de processo de cassação é correto - declarou.
16/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino apresenta relatório ao Conselho de Ética na quarta, mas votação só na semana seguinte
Conselho de Ética ouve Brizola e suplentes de Saturnino
Conselho de Ética examina denúncia contra Saturnino
Saturnino diz que voto de Arruda no conselho será falta de ética
Saturnino quer que Conselho de Ética apure denúncia contra ele
Conselho de Ética ouve defesa de Saturnino no caso da divisão de mandato