Para Sérgio Guerra, Lula fala de forma inconseqüente



Nas viagens internacionais que faz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala de "forma inconseqüente, por meio de palavras irrefletidas". A opinião é do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), para quem as declarações do presidente vêm causando reações negativas e desapontamento de autoridades internacionais.

Para reforçar essa avaliação, o senador pediu a transcrição nos Anais do Senado do editorial "Incontinência Verbal", do jornal Folha de S. Paulo do último dia 16 de julho. Nele, o editorialista afirma que Lula exerceu sua "já conhecida incontinência verbal" na última viagem à Europa, colhendo "boas e más repercussões".

A declaração do presidente de que os Estados Unidos são um país que pensa unicamente em si mesmo, avalia o editorial, causou desconforto e desapontamento, manifestados pela embaixada dos EUA no Brasil.

"O governante tem o direito e o dever de ser crítico em relação a políticas norte-americanas que contrariem interesses brasileiros, mas há fóruns e formas apropriadas para manifestar divergências", observa o jornal.

O editorial continua a análise registrando que o jornal britânico The Times teria identificado populismo no discurso de Lula sobre a solidariedade internacional. Para a Folha, "o país já tem problemas suficientes para que a eles se adicionem atritos motivados por palavras irrefletidas".

"O presidente tem repisado temas conhecidos, tecendo generalidades acerca da igualdade entre as nações, fome e multilateralismo", diz o editorial, lembrando ainda que Lula é obsessivo nas referências ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao dizer que não é preciso falar inglês para ser ouvido no exterior.



31/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra diz que Lula agride democracia ao pedir urgência para projetos do pré-sal

Sérgio Guerra diz que decepção com Lula prejudicou desempenho de candidatos petistas

Sérgio Guerra critica loteamento da máquina pública pelo governo Lula

Governo Lula está aumentando concentração de riqueza, lamenta Sérgio Guerra

Sérgio Guerra responsabiliza governo Lula por ações ilegais do delegado Protógenes

Sérgio Guerra reclama orçamento para a Sudene