Parceria entre Senado e TSE para divulgação de resultados do 2º turno



A parceria entre o Senado Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação dos resultados do 1º turno das eleições de 2006 deverá ser repetida no 2º turno, marcado para o dia 29 de outubro. Esse serviço foi disponibilizado na página do Senado na Internet (www.senado.gov.br) e desenvolvido em conjunto pela TV Senado e pelo Prodasen, que preparou um programa para extrair dados do TSE sobre as eleições para presidente, senador e governador e armazená-los nos computadores da rede.

O acompanhamento e a divulgação dos resultados das eleições foram realizados não só pela TV Senado, mas também pela Agência Senado e pela Rádio Senado. Dados sobre a apuração dos votos para governador, por exemplo, já estavam disponíveis às 17h, quando foi encerrada a votação na maioria das seções eleitorais do país. O TSE só começou a liberar os resultados da eleição para presidente, entretanto, às 19h, pois aguardava a finalização do processo de votação no Acre, que tem duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.

Segundo gráfico elaborado pelo Prodasen, o pico de acessos à página eletrônica do Senado ocorreu por volta das 22h do último domingo (1º). A página também oferecia o programa Divulga 2006 do TSE para "download", permitindo ao usuário o acompanhamento dos resultados das eleições gerais em todo o país. A exemplo do Senado, os demais parceiros do TSE na divulgação do pleito assinaram convênio que lhes possibilitou o acesso ao centro de dados contratado pelo tribunal e o recebimento, por meio da Internet, de arquivos com informações atualizadas periodicamente.



06/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alô Senado vai atuar em parceria com TV e rádio no 1º turno das eleições

Sarney anuncia parceria entre Senado e Ministério Público para intercâmbio de informações

Relator de PPP prevê divulgação de resultados pela Internet

TSE inaugura Centro de Divulgação de Resultados das Eleições 2006

Justiça considera legal método de divulgação de resultados do Enem

Divulgação na mídia deve ampliar resultados da Campanha do Desarmamento