Parlamentares destacam importância do acesso a informações públicas para fortalecimento da democracia



O projeto de lei sobre o acesso a informações públicas no país, a ser enviado pelo Executivo ao Congresso até o fim deste mês, representa um avanço na consolidação e aprimoramento da democracia brasileira, na opinião dos parlamentares que participaram, na tarde desta quinta-feira (2), do Seminário Internacional sobre Direito de Acesso a Informações Públicas.

Os parlamentares - entre eles os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) e os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Mendes Ribeiro (PMDB-RS) - que participaram do painel "Obstáculos para o acesso a informações no Brasil", destacaram ainda a importância dos avanços tecnológicos, principalmente a Internet, na viabilização desse acesso e no armazenamento de informações.

O Seminário Internacional sobre Direito de Acesso a Informações Públicas, promovido pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, que está sendo realizado no Senado, conta com a presença de especialistas do México, Estados Unidos, Canadá e Chile, além de autoridades e especialistas brasileiros.

O senador Arthur Virgílio afirmou também que a transparência das informações públicas e o fácil acesso a elas é um dos mecanismos de combate à corrupção e às práticas contrárias ao regime democrático. Para ele, a devida regulamentação das leis de acesso contribui tanto para um melhor entendimento dos direitos e deveres dos cidadãos quanto para a credibilidade dos agentes públicos.

- Se tivermos normas, nós vamos obrigar as pessoas a serem mais corretas - afirmou.

Já o senador Aloizio Mercadante destacou pontos do anteprojeto pelos quais o acesso vai "preservar e defender a garantia dos direitos individuais", previstos na Constituição, conforme ressaltou. Segundo o senador, a regulamentação do acesso às informações públicas vai aprimorar a qualidade das políticas públicas, aumentar o controle sobre o Estado e exigir um comportamento pelo qual "todo homem público tem que prestar contas sobre as suas condutas".

- É um direito do cidadão controlar o Estado e todos os atos que por ele forem praticados - afirmou.

O projeto

Conforme antecipou a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na abertura do seminário, o projeto de lei que regulamenta o acesso às informações públicas será guiado pelos seguintes eixos: órgãos e agentes públicos deverão prestar contas sistematizadas quanto às atividades, gastos, despesas e receitas; documentos e informações sigilosas deverão ter fundamento legal para assim serem classificados e prazos para serem posteriormente divulgados; não poderão ter sigilo nem restrição de acesso os documentos que fizerem referência à violação dos direitos humanos; informações sigilosas e relativas à honra e imagem dos cidadãos deverão ser preservadas.

Ao ser enviado ao Congresso Nacional, o projeto deverá receber emendas e sugestões por meio de apreciação em comissões e debates em audiências públicas, tanto no Senado quanto na Câmara.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Premiadas destacam importância da sessão do Congresso para fortalecimento da luta da mulher

Parlamentares destacam importância da prevenção para combate ao câncer de próstata

Parlamentares destacam importância da Batalha do Jenipapo para Independência do Brasil

Valter Pereira e Serys destacam a importância da OAB na consolidação da democracia no Brasil

Marisa Serrano destaca importância do Mercosul no fortalecimento da democracia

Parlamentares destacam importância da decisão