Parlamentares prestam solidariedade a Heloísa



Parlamentares de quase todos os partidos solidarizaram-se com a senadora Heloísa Helena (PT-AL), em apartes ao seu discurso nesta terça-feira (dia 24). O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) disse ter certeza de que a senadora "jamais votaria contra a cassação de Luiz Estevão", como tem sido divulgado pela imprensa, por conhecer sua coerência, enquanto a senadora Marina Silva (PT-AC) indagou quais os interesses que estão por trás dessa acusação a Heloísa.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou o respeito que a senadora tem conquistado em todo o país e apoiou o seu pedido de divulgação da lista de votação. Suplicy disse ter considerado importante o discurso do senador José Roberto Arruda (sem partido-DF), que nesta segunda-feira (dia 23) assumiu sua responsabilidade no processo de violação do painel, e acrescentou que o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) deve prestar um serviço à Nação e mostrar também a verdade sobre o caso.

Já no entendimento do senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO), a lista não deve ser divulgada porque "não se deve fazer o jogo do fraudador e do violador do painel". Ele afirmou que não é "qualquer papel" que vai mudar o conceito que o Senado tem da senadora Heloísa Helena. O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) considerou indigno "colocar no mesmo barco alguém que está sendo vítima de uma calúnia com outros que cometeram crime".

O senador Carlos Wilson (PPS-PE) disse que, se há um voto sobre o qual ele não tem dúvida, é o da senadora Heloísa Helena. O senador Paulo Hartung (PPS-PE) pediu para Heloísa ir em frente em sua atuação e disse entender que não é fácil suportar esse momento. De acordo com o senador Amir Lando (PMDB-RO), esse processo parece uma flagelação da senadora Heloísa Helena. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) hipotecou todo seu apoio a Heloísa e afirmou que ela está sendo vítima de uma maldade.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) frisou que Heloísa, com sua forma agressiva de falar e seu jeito de vestir, desafiou a tradição do Senado e que, por isso, as pessoas se identificavam com ela. Ele observou, no entanto, que, ao ter essa coragem, a senadora devia estar preparada para ser agredida de alguma forma.

O senador Iris Rezende (PMDB-GO) aconselhou a senadora a não se preocupar "com atos de maldade que não manchariam sua carreira". Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) lamentou que a calúnia "ande de Internet e a mentira de carro de boi". O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) concordou com o entendimento de Heloísa de que, da divulgação da lista, podem decorrer novas investigações. A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) afirmou que a verdade virá à tona e que se poderá mostrar que o abuso de poder não tem mais espaço. Por fim, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou a admiração do seu estado por Heloísa e a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) disse que a sinceridade da luta de Heloísa era transparente.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares prestam solidariedade ao Japão

Políticos prestam solidariedade a Covas

Senadores prestam solidariedade a Brizola

Senadores prestam solidariedade a Capiberibe

Senadores prestam solidariedade a Azeredo

Senadores prestam solidariedade a Tasso Jereissati