Parlamentares realizam audiência pública em Belém para debater biodiversidade da Amazônia
A comissão mista especial que estuda, monitora e fiscaliza as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil realiza audiência pública na próxima segunda-feira (7), em Belém (PA), com técnicos, representantes de órgãos governamentais e do setor produtivo para debater o uso da terra e a biodiversidade da Amazônia, pesquisas e mudanças climáticas.
A programação em Belém começa às 9h30, com uma visita dos integrantes da comissão ao Museu Emílio Goeldi. Em seguida, haverá apresentações de técnicos e cientistas, sendo a primeira delas sobre o tema "Uso da terra e biodiversidade da Amazônia", com Ima Vieira. O tema a ser apresentado depois é "Redes de pesquisa e sua contribuição para o entendimento das mudanças climáticas globais e o papel da Amazônia - rede temática de modelagem ambiental - Geoma", por Peter Toledo.
As duas últimas exposições na parte da manhã são: "Experimento de grande escala biosfera-atmosfera", com Leonardo Sá; e "Iniciativa de ecossistema do milênio", com Ulisses Confalonieri. Após as apresentações, haverá debate aberto com duração de 30 minutos e uma visita à exposição e ao Parque Zoobotânico, com almoço no próprio museu.
Às 14h30, está marcada uma audiência pública na Assembléia Legislativa para debater "O avanço da fronteira agrícola e o desmatamento - diagnóstico e medidas de controle". Participam Cássio Alves Pereira, secretário de estado da Agricultura; Valmir Gabriel Ortega, da Secretaria do Meio Ambiente; e representantes do Museu Emílio Goeldi, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Fórum da Amazônia Oriental (Faor).
Haverá um segundo debate na assembléia sobre o tema "Alternativas para o desenvolvimento econômico sustentável da região". Desse debate, participarão Maurílio de Abreu Monteiro, da secretaria de estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia; e representantes da Universidade do Pará (UFPA), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Oriental.
Reunião e audiências
Os parlamentares da comissão desmarcaram a reunião que aconteceria nesta quinta-feira (3), pois o presidente do colegiado, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), não conseguiu chegar a tempo em Brasília. A reunião trataria de assuntos administrativos. A data para a próxima reunião ainda será marcada. O vice-presidente da comissão é o senador Fernando Collor (PTB-AL) e o relator é o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
A comissão já definiu um calendário de audiências públicas até novembro, sendo mais três externas, nas cidades de Manaus (AM), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). Os senadores e deputados pretendem definir ainda uma data para a realização de seminários com o objetivo de debater a reforma tributária, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o aquecimento global.
A data marcada pelos parlamentares para a apresentação do relatório final dos trabalhos da comissão é o dia 11 de dezembro.03/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marina Silva anuncia audiência pública para debater o acesso à biodiversidade
Comissões realizam segunda audiência pública para debater conflito entre Lula e TCU
CAS faz audiência para debater biodiversidade
Comissões realizam nesta quinta-feira segunda audiência para debater a reforma eleitoral
CAS E CCJ REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESSAR APROVAÇÃO DE RECURSOS À SAÚDE
CMA faz audiência pública sobre biodiversidade