Patrícia Sabóia fará palestra sobre exploração sexual no Brasil em conferência mundial



A senadora Patrícia Sabóia Gomes (PPS-CE) participará da Conferência Mundial de Mulheres Parlamentares pela Proteção de Crianças e Adolescentes, a ser realizada  em Roma, neste domingo (17) e na segunda-feira (18). Patrícia, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, será a única palestrante brasileira no encontro e vai fazer uma exposição sobre o problema da exploração sexual infanto-juvenil no Brasil.

Patrícia Sabóia coordenará a sessão que vai tratar do problema da exploração sexual e do tráfico de crianças e adolescentes para fins sexuais e, em sua exposição fará um balanço dos trabalhos da CPI do Congresso Nacional que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil durante mais de um ano.

Na segunda-feira (18), a conferência será encerrada com um debate sobre a proposta de criação de uma rede de parlamentares mulheres em todo o mundo para atuar na defesa e na proteção de crianças e adolescentes. A senadora vai propor que essa rede mundial faça esforços para estimular a criação de frentes em defesa dos direitos deste público - alvo nos parlamentos dos diversos países, nos moldes da Frente Parlamentar brasileira, que hoje congrega 120 deputados e 25 senadores engajados na causa da infância.

A senadora também apresentará sugestão para que as mulheres parlamentares de todo o mundo se empenhem na construção de um pacto internacional contra o turismo sexual.

- Para coibir práticas tão perversas como o turismo sexual, não bastam ações no âmbito da cada Nação. É preciso que haja acordos de cooperação internacional, envolvendo não apenas as autoridades dos países que atraem esse tipo de visitante, mas também com as autoridades dos países que exportam esses turistas - disse a senadora.

 No final da manhã do dia 18, as participantes da Conferência terão uma audiência com o Papa João Paulo II no Vaticano. A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, e a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) também participarão da conferência.



15/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Sabóia: CPMI deu visibilidade ao problema da exploração sexual infantil

Patrícia diz que violência tem aterrorizado integrantes da CPI da Exploração Sexual

Patrícia vê contradições em depoimentos de acusados de exploração sexual

Patrícia Saboya anuncia CPI da exploração sexual de crianças

Patrícia Saboya faz balanço positivo da CPI da Exploração Sexual

Patrícia Saboya recebe documento contra exploração sexual